As dinastias chinesas As milenares dinastias da China

As dinastias chinesas

As dinastias chinesas

Já ouviu falar sobre dinastias? Sabe o que este termo significa?  Qual a importância? Quando aconteceram?

Chega de perguntas, vamos as respostas, no post de hoje, falaremos tudo sobre as dinastias chinesas, está preparado para uma verdadeira viagem no tempo? Vamos lá!

DINASTIAS CHINESAS: A HISTÓRIA DO GIGANTE ASIÁTICO

Segundo o dicionário termo dinastia, vem do grego dynasteia que significa: poder, senhorio e comando. Sendo assim, as dinastias chinesas nada mais são do que uma sucessão de soberanos, geralmente pertencentes mesmas famílias, que governaram a China por milênios.

As dinastias foram indispensáveis na construção e consolidação da cultura chinesa. O reinado de cada dinastia, contribuiu a seu modo, para a construção de um país com um patrimônio cultural rouquíssimo e que atrai pessoas de todo mundo para conhecer suas tradições.

AS DINASTIAS CHINESAS

  1. Dinastia Xia ou Hsia (século XXI a XVII a.C): Há registros históricos que classificam Xia, como a primeira dinastia chinesa, tendo durante este período, cerca de 17 imperadores. A história relata que durante uma grande inundação na China, um homem chamado: Yu, o Grande, fez um sistema de drenagem, que orientou novamente as margens do rio. Depois disso o povo entendeu que ele tinha um chamado divino para governa, então ele estabeleceu a primeira dinastia.
  2. Dinastia Shang (século XVII a XI a.C): Sucessora da dinastia Xia, teve 31 líderes e foi baseada em um sistema escravocrata e economia baseada na criação de animais. Há registros da forma mais antiga de escrita, durante esta dinastia.
  3. Dinastia Zhou (século XI a 256 a.C): Família vinda do oeste, derrubaram os Shangs e assumiram o poder. Tiveram o reinado mais longo, durando mais de 800 anos com mais de 37 líderes. Este período foi considerado o ápice da civilização antiga da China.
  4. Dinastia Qin (221 a 207 a.C): A primeira centralizar o poder, centralizando a identidade cultural e um mesmo idioma. Reinado durou poucos anos, mas foi um dos responsáveis pelo posterior sistema imperial adotado. Período em que foi construída a Grande Muralha da China e também os Guerreiros de Terracota, pontos turísticos mundialmente conhecidos.
  5. Dinastia Han (206 a.C a 220 d.C.): Tomou o poder depois da morte do ultimo imperador da dinastia Qin. Foram divididos em Han do Oeste e Han do Leste, tinham o costume de presentear seus aliados com presentes carros. Período em que foi estabelecida a Rota da Sede e ocorreu a chegada do Budismo e Taoísmo a China.
  6. Período das Seis Dinastias (220 a 589 d.C.): Marcado pela desunião e pelo período dos Três Reinos, Dinastia Jin, Dinastia do Nordeste e Sudoeste. Houve expansão do Budismo, da medicina e astronomia.
  7. Dinastia Sui (581 a 618 d.C.): Durou 38 anos, com três imperadores. Período em que o país foi reunificado, gerando uma sociedade mais estável e pacifico, implantando um novo sistema político, com três departamentos e seis ministros.
  8. Dinastia Tang (618 a 906 d.C.): Conhecida como a mais brilhante, pois proporcionou a China, uma prosperidade nunca vista. Ausente de corrupção e exercia a democracia.
  9. Período das Cinco Dinastias (907 a 960 d.C.): Surgimento de regimes rebeldes, houve novamente a fragmentação da China.
  10. Dinastia Song (960 a 1279 d.C): Veio reunificar a China e mergulhou novamente o país na prosperidade, através de invenções, literaturas, musicas, arte e produção agrícola.
  11. Dinastia Yuan (1279 a 1368 d.C): Primeira vez que a China foi governada por estrangeiros, manteve a prosperidade e ampliou ainda mais as riquezas da Dinastia Song.
  12. Dinastia Ming (1368 a 1644 d.C): Período marcado pelo surgimento do capitalismo e pela construção da Cidade Proibida, sendo uma demonstração do desenvolvimento arquitetônico da época.
  13. Dinastia Qing (1644 a 1912 d.C): Buscou reacender a economia e diminuir as diferenças entre as classes socais, neste período ocorreu o fim do feudalismo e também das dinastias chinesas.

As dinastias chinesas acabaram em 1912 e foi fundada a República da China, que dou até 1949, quando foi estabelecida também a República Popular da China.

Gostou do conteúdo e quer saber mais curiosidade sobre um dos países mais encantadores e milenares do mundo? Visite a Destino China! Fique à vontade para aprender e se surpreender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.