Cartão de credito na China Cartão ou dinheiro para fazer compras na China

Obtendo um Cartão de Crédito na China: Guia Estrangeiros

Uma viagem para a China é uma experiência muito rica, tanto pela cultura única do país, quanto pelas grandes oportunidades de negócios. Ao planejar a sua viagem é normal surgir a dúvida se é melhor levar dinheiro ou usar cartão de crédito.

Cartão de credito na China Bodinho de transporte em cidade da China

Sem dúvida, o dinheiro é mais indicado, pois os cartões de crédito muitas vezes não são aceitos em diversos estabelecimentos como algumas lojas, restaurantes, pontos turísticos e táxis.

A moeda chinesa é o Yuan Renminbi, popularmente chamada apenas de Yuan ou de Renmimbi. Na gíria, é comum se referir a ela como kuài ou Mao. Ela é identificada pelas siglas CNY ou RMB e pelos símbolos ¥, 元 e 角 em chinês.

As casas de câmbio da China não aceitam real, então você deve levar euro ou dólar e realizar a conversão quando chegar ao país. As notas de maior circulação são as de 1, 5, 10, 20, 50 e 100. O risco de falsificação é muito baixo.

Independente de você planejar ou não utilizar seu cartão de crédito, é sempre bom desbloqueá-lo para uso no exterior antes de sair do Brasil, como uma medida de segurança, pois ele pode ser útil em uma emergência. O mesmo vale para o cartão de débito.

No caso do pagamento de hotéis com cartão de crédito, certifique-se que exista certa folga no limite dele, pois muitos estabelecimentos pedem para bloquear um “depósito de segurança” que pode chegar a dobrar o valor da estadia e só é devolvido dias depois. Essa prática é bem comum nas principais cidades chinesas e em grandes hotéis.

Cartão de credito na China Seguindo em direção da muralha da China 

Saques e Taxas

É simples sacar dinheiro na China. As principais cidades possuem caixas eletrônicos nas ruas e nos comércios. Geralmente funcionam 24 horas e têm opção de idioma inglês.

Caso prefira, você também pode sacar Yuans diretamente da sua conta corrente, utilizando seu cartão de débito. Para isso, você precisa autorizar o uso do cartão no exterior e pagar o IOF de 6,38%. Desde 2013, todos os gastos feitos com cartões no exterior possuem este acréscimo de 6,38% relativo ao imposto, independente do tipo de cartão: crédito, débito ou pré-pago.

Na maior parte dos cartões de créditos, os gastos são convertidos para o dólar turismo e reconvertidos para real no dia do fechamento da fatura. Por isso, é importante estar atento à variação do preço do dólar.

Ao sacar dinheiro na China, é importante prestar atenção às mensagens que aparecem na tela, pois muitos bancos cobram taxas para saques em cartões de outros países. Caso isso ocorra, vale a pena andar mais um pouco para encontrar um que não faça a cobrança, o que não é difícil.

Na chegada à China, caso você esteja transportando um valor igual ou superior a CNY 20.000,00, ou o equivalente em moeda estrangeira, é necessário informar isso. Se a declaração não for feita ou estiver incompleta ou equivocada, as autoridades poderão confiscar os valores e realizar sanções cambiais.

Cartão de credito na China Bondinho subindo a muralha da China

Esperamos que você tenha gostado destas dicas sobre utilização do dinheiro na China. A Destino China está a sua disposição para fornecer todas as orientações e suporte necessário para sua viagem à China, além de oferecer consultoria para importação. Conheça nossos serviços e realize bons negócios! 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima