|
Frete compartilhado China: vale a pena mesmo ocupando pequeno espaço no container ou é melhor esperar mais?
Para explicar qual situação ou momento é o ideal para investir no frete compartilhado China, vale uma rápida conceituação sobre essa modalidade de frete para quem está começando no ramo.
Se você não me conhece, sou o Theo Santana. Estou na China desde 2010, quando fundei uma empresa especializada em fornecer soluções para empreendedores com relações comerciais na China. Uso esse espaço para fornecer dicas e esclarecer dúvidas sobre importação.
Bora saber o que é e se vale a pena frete compartilhado China?
Explicando o frete compartilhado
O frete compartilhado, ou container compartilhado, é um serviço que permite dividir com outro importador, ou importadores, o espaço de um contêiner para importar determinados produtos.
Nessa modalidade de frete, os custos e o trâmite burocrático do processo de importação são repartidos entre as partes que participam da operação.
É uma maneira de baratear custos para viabilizar a importação de produtos. No entanto, o frete compartilhado não assegura que a importação valerá a pena economicamente, porque há alguns custos fixos, independente do volume de carga que importe.
Por exemplo: impostos e armazenagem.
O frete é a única despesa passível de redução com a repartição das despesas entre os importadores, mas a taxação fica sujeita ao volume cúbico do produto, ao espaço que ocupa no container.
Quando o frete compartilhado China vale a pena?
Quem terá essa resposta é você mesmo.
É necessário colocar tudo na ponta do lápis e calcular a viabilidade da operação, considerando os custos inerentes ao processo e, não menos importante, o volume, as dimensões do produto que pretende importar.
Como vimos, o espaço que ocupa no container influencia no valor do frete.
Outro aspecto importante em ter em vista é que o produto importado em pequena quantidade irá competir com os de empresas que importam em volume colossal.
Os pedidos grandes são os preferidos dos chineses por manter as empresas funcionando o ano inteiro.
A equação é simples: quanto maior for o volume do pedido, menor será o preço final por unidade.
Portanto, você também deve considerar se o seu produto fará frente às mercadorias da concorrência, se apresentará preço competitivo.
Questões essenciais para se analisar:
- O frete compartilhado China será viável economicamente considerado todos os custos?
- O seu produto tem um diferencial, explora um mercado que os grandes importadores ainda não dedicam muito investimento?
Se ao fazer essas avaliações, concluir que a operação faz sentido, vá fundo. Acredite na sua ideia, invista, persista.
Eu, que sou importador há mais de dez anos, faço frete compartilhado China para alguns produtos e demandas. Tudo é uma questão de análise de suas condições e do mercado que atua.
Existe um momento ideal para investir em frete compartilhado China?
Não. Esqueça essa história de momento certo com importação. Isso não existe. O momento nunca é o ideal, sempre há dificuldades, sempre há empecilhos.
Você está esperando o dólar baixar para R$ 3,00? Esqueça.
Nestes meus anos trabalhando com importação, nunca vi uma moeda periférica valorizar tanto em pouco tempo.
O que dita o momento certo para o frete compartilhado China são as suas condições. Você tem capital para fazer a operação? Avaliou que ela faz sentido economicamente? Invista, não espere o amanhã, porque esperar em importação normalmente significa pagar mais caro no futuro.
Gostou deste conteúdo sobre frete compartilhado China? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!