Comprar no Brasil e enviar para a China

“Meu amigo chinês quer comprar no Brasil e enviar para a China. Como faz?” Veja como funciona o processo!

Como comprar no Brasil e enviar para a China? Recebi essa dúvida no canal do Youtube do Destino China e achei a questão muito pertinente para compartilhar com os leitores.

Cansamos de ouvir que a China é o principal parceiro comercial do país, mas vejo que muitas pessoas não se atentam que não é só o governo chinês que importa nossos produtos. Muitos empresários chineses têm interesse de importar determinados produtos brasileiros. 

Nossa carne bovina, plantas exóticas, madeiras são famosas no mundo inteiro e cobiçadas. Por isso, não estranhe o interesse dos chineses de comprar produtos brasileiros e enviar para a China. 

A pergunta que recebi falava sobre o interesse de um amigo chinês em comprar no Brasil e enviar para a China. Ele gostaria de saber o processo, como pesquisar, negociar, etc.

Preparei este material para tirar essa dúvida que acredito que seja a mesma de muitas pessoas.

Confira!

LINK DO VÍDEO

Dicas para comprar no Brasil e enviar para a China 

O processo de importação de produtos brasileiros não difere muito do processo de importação de produtos chineses. O que é necessário ficar atento são as peculiaridades locais, do produto a se adquirir, dos riscos.

O importador precisa estar regularizado na China (isso ele tem que correr atrás), definir o produto e encontrar os fornecedores no Brasil. 

Esse é o principal desafio para comprar no Brasil e enviar para a China. Encontrar bons fornecedores.

Fuja dos atravessadores

Sempre que ouço de um amigo chinês empresário o que ele precisa saber para comprar do Brasil e enviar para a China, respondo que ele tem que evitar os atravessadores.

Os atravessadores são empresas, ou pessoa, “um cara”, que não produz o produto que anuncia, mas adquire de outra empresa e revende. Para obter sua margem de lucro, inflaciona o preço e não tem nada, uma peça pronta, no momento da negociação.

O comprador paga mais caro e tem o risco de ver navios (vazios). 

Quantas histórias já ouvi que fulano se apresentou como representante de empresa X e na verdade ele era apenas um conhecido do primo do dono da empresa?

Vou dar um exemplo da dificuldade para identificar um bom fornecedor. Digamos que o produto definido a se importar seja madeira. Ao pesquisar fornecedores brasileiros na internet, você encontra uns 300 sites de empresas que se apresentam como fornecedoras.

Como identificar o que é fornecedor ou atravessador? Para quem está no Brasil pode não ser tão complicado identificar, mas para quem está na China e não conhece a cultura local é um problema. 

Avalie bem o produto

Outra dica que dou para quem quer comprar do Brasil e enviar para a China é verificar se o produto de fato tem origem no Brasil ou se chega à China vindo de outro lugar, Vietnã, Itália, etc. 

Também analise se o produto é sustentável para ser importado em larga escala.

Como identificar bons fornecedores no Brasil?

Recomendo que veja o post que fiz sobre como entrar em contato com fornecedores chineses. O procedimento é o mesmo, apenas muda o cenário. 

Você pode vir para o Brasil para conferir in loco se o que foi anunciado tem conexão com a realidade, ou contratar alguém no Brasil para fazer o trabalho de inspeção. Checar documentos, CNPJ, procurar o dono da fábrica, etc. 

No caso da pessoa que mandou a pergunta, sugerir que a própria poderia fazer esse trabalho de checagem para o amigo. 

É isso. Espero que tenha ajudado. 

Tem uma dúvida que gostaria que eu esclarecesse? Deixe no comentário.Gostou deste conteúdo sobre como comprar do Brasil e enviar para a China? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.