Saiba quais são os países que mais exportam para a China!

Saiba quais são os países que mais exportam para a China!

Todo mundo sabe que a China é o país que mais exporta no mundo, mas quais são os países que mais exportam para a China?

Achei legal inverter a lógica do olhar para o gigante asiático, pois todo mundo fala sempre de seu poderio industrial, do ritmo de produção incrível, dos volumes e obras faraônicas, etc., etc.

Mas a China também importa. E como importa! Afinal, é um país de 1,411 bilhão de pessoas e precisa manter de pé sua mega cadeia de produção em atividade.  Isso não é possível sem parceiros comerciais. 

O Brasil é um deles. Nos últimos 20 anos o país aumentou sua relevância como parceiro comercial da China e entrou no top 10 dos países que mais exportam para os chineses. 

Abaixo, listo os maiores parceiros comerciais da China e os produtos que mais se destacam. 

Confira!

Países que mais exportam para a China

A China tem relações comerciais com o mundo inteiro. Parece que todo mundo depende da China, mas o Império do Meio precisa também se virar para conseguir matéria-prima e manter sua gigante roda girando. 

Por isso, ela é um player do comércio internacional importantíssimo, por mais que alguns torçam o nariz.

Sem a China, o comércio internacional vai para o buraco de um dia para o outro. Ou você precisa vender, ou comprar dos chineses para ficar no azul. 

Os vizinhos asiáticos são fundamentais para a economia chinesa, pois exportam peças importantíssimas para o desenvolvimento industrial em larga escala de produtos essenciais.

EUA e Europa são estratégicos para o desenvolvimento tecnológico e países da América do Sul se destacam com a exportação de alimentos e minérios.

Taiwan, Coreia do Sul e Japão

Os países que mais exportam para a China e ocupam os primeiros postos de principais parceiros comerciais. Nos últimos 20 anos, eventualmente trocaram de posição, mas sempre estiveram na ponta.

Especialmente Taiwan e Coreia do Sul. Esses países são o “paraíso dos semicondutores”, material fundamental para a produção de componentes eletrônicos. 

Alemanha e EUA

No começo dos anos 2000, a China começou a investir pesado no desenvolvimento de sua indústria para se abrir para o mundo e se consolidar como uma superpotência econômica.

Alemanha e EUA tiveram papel importante nessa fase de desenvolvimento, pois são países que exportam tecnologia de produção, equipamentos industriais modernos e sofisticados. 

Malásia e Arábia Saudita

Malásia e Arábia Saudita integram a lista de países que mais exportam para a China, embora a importância estratégica desses parceiros tenha diminuído nos últimos anos. 

A China importa petróleo desses países, mas o volume já foi muito maior, se comparado a primeira década dos anos 2000. 

O ritmo de importação diminuiu quando a China tornou-se produtora de petróleo e começou a explorar outras fontes do “ouro negro” pelo mundo. O objetivo é diminuir sua dependência dos parceiros comerciais e suprir a demanda interna.

Austrália e Brasil

A China importa muito minério de ferro e cobre de Austrália e Brasil. O Brasil passou a se destacar mais nas importações da China durante os anos 2010. Além dos minérios, começou a exportar em larga escala soja e alimentos para os chineses, principalmente carne. 

Hoje a China é o principal parceiro comercial do Brasil

Veja a lista dos países que mais exportam para a China por ordem decrescente (até 2020):

  1. Taiwan;
  2. Japão; 
  3. Coréia do Sul;
  4. Estados Unidos;
  5. Austrália;
  6. Alemanha;
  7. Brasil;
  8. Vietnã;
  9. Malásia;
  10. Rússia;
  11. Tailândia;
  12. Arábia Saudita;
  13. Indonésia;
  14. Singapura;
  15. França;
  16. Chile;
  17. Itália;
  18. Canadá;
  19. Índia.

 Fiz um vídeo para a Destino China exibindo um gráfico com os números de importação da China com os seus principais parceiros comerciais nos últimos 20 anos. 

Confira abaixo!

 LINK DO VÍDEO

Gostou deste conteúdo sobre os países que mais exportam para a China? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.