|
Como comprar no Taobao.com e receber no Brasil?
Um dos vídeos mais populares que publiquei recentemente no canal do Destino China foi referente ao taobao.com. Aliás, os comentários na plataforma e aqui no blog são uma ótima fonte de conteúdo.
Se você tiver alguma dúvida específica sobre importação, pode deixar no comentário que assim que possível respondo e ainda posso fazer conteúdo especial sobre o tema.
Sobre o taobao.com. Recebo muitas perguntas a respeito dessa plataforma, principalmente relacionado ao recebimento da mercadoria no Brasil.
Apesar de seu processo de operação seguir a mesma lógica de empresas como Aliexpress, Amazon, Mercado Livre, etc., comprar um produto na plataforma e receber no Brasil demanda um pouco mais de trabalho.
Vale a pena? A depender do produto que está procurando sim. No vídeo citado, dou mais detalhes sobre o site e o processo de envio de mercadoria para o Brasil.
Mas se você estiver na correria, veja os tópicos do texto abaixo para identificar as informações que precisa imediatamente.
Sobre o taobao.com
Para compreender porque é mais complicado comprar na plataforma e receber diretamente no Brasil é preciso estar ciente de algumas informações essenciais sobre este site de compras.
O taobao.com é uma plataforma online na China. Segue a mesma lógica de outros sites de comércio eletrônico. Os fornecedores cadastram no app seus produtos para divulgar em sua vitrine virtual.
O site faz a intermediação do processo de compra e venda acrescendo sua margem de lucro no preço final para o consumidor. Porém, o taobao.com é voltado para o mercado chinês, para quem mora na China. O seu foco não é exportação, mas o comércio para pessoas físicas.
Para usar como exemplo, no Brasil temos o Mercado Livre. O usuário compra produtos de fornecedores brasileiros cadastrados na plataforma que enviam para os clientes residentes no Brasil.
Mas o site não tem uma versão internacional?
Tem uma versão internacional, mas ela é focada na Ásia, nos países asiáticos como Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, entre outros.
Significa que o taobao.com não opera fora da Ásia?
Não e sim. A plataforma não precisa atender o mercado externo fora da Ásia, porque para essa finalidade ela criou o Aliexpress. Sim, o Aliexpress e o taobao.com pertencem ao mesmo grupo empresarial.
O Aliexpress é focado no mercado externo e o segundo no mercado chinês e asiático.
No entanto, não são poucos os consumidores que preferem, ou precisam, comprar pelo taobao.com.
Por que seria melhor que o Aliexpress e outras plataformas eletrônicas da China?
Por dois motivos. Preço e exclusividade.
Por ser focado no mercado chinês, o site não precisa estruturar toda a logística necessária para atender o mercado internacional. Opera apenas para o transporte interno da China. Isso influencia sem dúvida nos preços.
Por isso, muitos produtos que anuncia são mais baratos em comparação ao Aliexpress.
Quanto à exclusividade, alguns produtos você só consegue encontrar no taobao.com. São os casos dos itens muito específicos do mercado chinês/asiático.
Como comprar do taobao.com e receber no Brasil?
Mas se o site não entrega no Brasil, como o comprador brasileiro pode receber em casa?
A melhor solução que conheço, trabalhando há mais de dez anos com importação, é contratar uma empresa redirecionadora. Ou seja, uma empresa na China que se encarrega de receber o produto e enviar para o Brasil.
A Destino China até faz esse serviço, mas somente para clientes especiais e dependendo do produto.
Outra solução é entrar em contato diretamente com os fornecedores que anunciam na plataforma e negociar o envio para o Brasil.
Contudo, fica o alerta de que a maioria domina apenas o chinês/mandarim e Google tradutor não quebra o galho.Gostou deste conteúdo sobre o taobao.com? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!