Como importar um ar condicionado pelo Alibaba de forma prática e passo a passo.

Como Importar Ar Condicionado do Alibaba: Guia Prático

Quero trazer um ar condicionado pelo Alibaba. Como fazer?

Recebo várias perguntas como essa: como trazer um ar-condicionado pelo Alibaba? Substitua o “ar-condicionado” por qualquer outra coisa, máquina de corte de carne, bicicleta elétrica, etc. Respondo sempre a mesma coisa: qual é o seu objetivo com esse produto? Qual é o seu plano?

A finalidade e a quantidade do que se pretende importar da China são fundamentais para avaliar se a operação faz sentido.

Entenda porque a seguir.

LINK DO VÍDEO

Importar pequenas quantidades pelo Alibaba costuma sair muito caro

Importar pelo Alibaba peças grandes como um ar-condicionado e em poucas unidades (essa pergunta que recebi no canal do Youtube se referia especificamente a um ar-condicionado), geralmente não compensa.

O principal motivo são os custos fixos do processo de importação. Por exemplo, ao importar um produto da China você precisará de um despachante aduaneiro.

O despachante é o responsável por fazer a liberação da mercadoria no porto. Ele se encarrega de apresentar para alfândega toda a documentação necessária para o despacho aduaneiro de importação ou exportação. 

Esse profissional tem um custo fixo e não costuma ser barato. 

Você também precisará contratar uma empresa para fazer a inspeção da fábrica do fornecedor que pretende fazer negócio. 

É medida prudente e necessária para garantir o retorno do investimento. Fora outros custos que tornam o processo de importação oneroso.

Sempre costumo dizer: trabalhar com importação exige capital. É um investimento caro e não tem retorno rápido

Investir em pedidos grandes faz mais sentido

Importadores que usam o Alibaba costumam importar grandes volumes de produtos, porque a alta demanda reduz o preço da unidade. 

Essa é a lógica da produção chinesa. Quanto maior for à demanda do pedido, mais tempo de fábrica operando, funcionários trabalhando e equipamentos produzindo. 

Eles dão prioridade aos maiores pedidos reduzindo o preço por unidade conforme o volume contratado. Essa lógica faz o preço de um ar-condicionado ser bem diferente de outro, por exemplo, enviado com 10 mil. 

Mas quero apenas fazer um teste com o ar-condicionado

Por isso pergunto qual o objetivo da pessoa ao querer importar um ar-condicionado, uma bicicleta elétrica, enfim, apenas uma unidade de uma peça grande como as citadas. 

Geralmente, escuto que a pretensão é avaliar o produto para decidir se vale a pena fazer um investimento maior.

Ok, compreensível. É prudente avaliar o material antes de investir pesado. No entanto, se a ideia é fazer um teste, vale mais apena comprar no mercado nacional. Sairá mais barato. 

As pessoas costumam não considerar os custos fixos da importação e se atentar apenas aos valores por peça anunciado em plataformas como o Alibaba. 

Os valores em tais plataformas serão mais atrativos do que os praticados no mercado interno, no entanto, o preço anunciado não está incluindo as outras despesas. 

Pôs na ponta do lápis e ainda faz sentido?

Se ao considerar todas essas questões que trouxe aqui você concluiu que ainda faz sentido para as suas necessidades, para o seu planejamento a importação de um ar-condicionado? Sem problema. Não é proibido importar uma peça, é só mais caro.

Se você precisa de ajuda, orientações, serviços de inspeção ou outros relacionados ao processo de importação, mande um e-mail para atendimento@destinochina.com.

Trabalho com importação há mais de dez anos, tenho empresa sediada em Shangai com equipe chinesa pronta para te auxiliar em todos os processos. 

Gostou deste conteúdo sobre importação de um ar-condicionado? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima