Como os altos impostos sobre importação de produtos chineses afetam seu bolso?

Impostos em Importações Chinesas: Impactos Financeiros

Um dos freios de mão que adiam o sonho da importação de vários empreendedores é o medo dos impostos. Será que os impostos de produtos importados da China realmente são altos?

A trajetória de uma importação da China acontece da seguinte maneira:

  • O empreendedor compra produtos de um fornecedor da China
  • O fornecedor vai preparar esse produto e na sequência, irá exportar, ou seja, sairá da China para o Brasil
  • Com a mercadoria chegando em terras brasileiras, o importador deve ir diretamente a receita federal ou se preferir, ir a um despachante para pagar os impostos da importação

Mas a questão é como determinar qual valor tributário, de imposto, esse produto terá, alto ou baixo?

Um dos critérios que a receita federal utiliza é verificar se existem itens que são de produção local ou não. Geralmente os de procedência estrangeira, os impostos são mais caros, isso porque a receita busca proteger a indústria nacional.


Se acaso o produto não ter a indústria local, eles procuram reduzir os valores dos impostos. O Brasil tem impostos altos para produtos estrangeiros, sendo inclusive um dos mais altos do mundo no quesito importação.

Em média, o importador vai pagar de 40% a 70% para regularizar sua mercadoria aqui no Brasil. Mas para os demais países, esse percentual é absurdamente caro mas infelizmente essa é a realidade, se não pagar, não tem importação.

Digamos que o importador queira comprar um produto que inicialmente custe 10 dólares. Ele vai ter que estimar o valor final em 20 dólares para ter lucro como também uma certa margem de garantia até o item chegar ao cliente final pois existem os custos de logística, transporte, seguro e outras despesas.

Uma dica legal é, antes de fazer o pedido do produto que será importado, entrar na receita federal e com o NCM (nomenclatura do Mercosul) do produto, verifique as taxas de impostos a serem pagos pelo mesmo para ter uma noção dos custos e benefícios dessa importação. 

Pessoas que compram produtos da China ou de qualquer outro país acima de 50 dólares, devem pagar as taxas alfandegárias (impostos) que depois devem ser somadas ao valor do produto em si e o frete. Se por exemplo, for uma compra de 500 dólares mensais, serão cobrados:

  • Imposto de importação que geralmente chega até 60%
  • ICMS – Imposto de circulação de mercadoria e serviços, cujo valor pode variar de estado para estado
  • Tarifas de desembaraço

Em importação de maior volume, as taxas podem sofrer alterações. Outro fator que incide no valor dos impostos é o interesse do governo brasileiro pelo produto que o importador está apresentando, como também a competitividade do produto no mercado brasileiro. Por exemplo, se existirem muitas fábricas, gerando muitos empregos no Brasil que produzem o item que o importador quer fazer a importação, o imposto tende a ser mais alto. Um exemplo típico é o nicho de vestuário, quando vem roupas importadas da China, o Brasil deixa de arrecadar impostos e empregos aqui no país.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima