Entenda como o imposto de importação da China afeta seus negócios.

Entenda as Taxas de Importação da China e Seus Efeitos

Tudo que compramos para nosso consumo seja alimento, vestuário dentre outras coisas, tem alguns impostos já embutidos no valor final e no setor de importação não é diferente. São muitas taxas a serem pagas para que a mercadoria chegue ao Brasil para revenda.

Mas como funciona para compras na China? Existem também impostos?

Primeiramente, existe o imposto de importação, taxa essa trabalhada em qualquer importação no mundo. Porém, cada país tem uma regra ou norma própria para cobrar esse imposto. A porcentagem a ser cobrada vai depender do tipo de produto que está sendo importado para o Brasil, por exemplo.

Para fazer a análise desse imposto e o quanto vai pagar, basta acessar o site da receita federal e procurar o imposto que deve ser pago. É um imposto fixo para cada tipo de mercadoria e funciona dessa maneira como um meio de proteção para o mercado local.
Este imposto aqui no Brasil é federal, ou seja, é a mesma porcentagem daquele determinado produto em todo o país. Já o IPI (imposto de produto industrializado), é uma taxa obrigatória para toda produção local dentro do Brasil. E quando você traz produtos importados, também paga esse imposto.

Isso também é uma estratégia para proteger a produção local e para saber o IPI do produto que deseja importar é só buscar no site da receita federal. Outros impostos são o PIS, PASEP e o ICMS que se trata de um imposto estadual e seu valor varia de estado para estado.

Mas como saber quais impostos deverão ser pagos durante o processo da importação? O importador deve pegar o seu produto e colocar x 2, com uma margem de 100% de segurança. A pessoa não vai pagar necessariamente 100 %, mas 60%, 70% do valor da mercadoria: se está pagando 100 dólares, pode por mais 60 ou 70%.

O cálculo pode ser feito de maneira completa, porém, é preciso contratar um profissional da área para isso; é um trabalho que demanda muito tempo e tudo vai depender da mercadoria que será importada pois além de impostos a serem pagos, alguns produtos podem precisar de certificação.

Normalmente quando é feito este estudo completo para análise de importação e saber quanto vai pagar por ele ao chegar no Brasil, não tem uma garantia de 100%.

Isso porque pode acontecer algumas avarias durante o processo, por isso, antes de colocar a mão na massa, é importante fazer o desenvolvimento de custo da operação da importação, trabalho esse desenvolvido por uma empresa de logística de importação.
Impostos sempre deverão ser pagos, quando o objetivo é fazer uma importação legalizada e segura, não tem como pagar menos pois são obrigatórios e com valores distintos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima