A importação não é feita somente de compras em grande escala, mas também das compras em menor quantidade, também chamada de importação simplificada. Esse tipo de importação, a simplificada, nada mais é que o limite de compra de produtos importados de até 3 mil dólares, somando a mercadoria e frete.
Isto quer dizer que o importador deve pagar US$ 1.500 dólares na mercadoria e US$ 1.500 dólares de frete. Essa categoria de importação é para empresas que procuram comprar em pequenas quantidades, menos que 3 mil dólares.
Na importação simplificada, não é preciso ter radar habilitado, o importador consegue comprar tendo somente o CNJP registrado. Se a compra for passar de 3 mil dólares, a pessoa deverá habilitar o radar ao qual a cotação deve ser de até 50 mil dólares.
As alíquotas dos impostos da importação simplificada são 60% total do valor do seguro e do frete. Para quem quer fazer uma importação simples, sem muitas situações para resolver, a importação simplifica é a ideal.
A pessoa pode comprar em qualquer país e também utilizar várias vezes o valor de 3 mil dólares de capital para trazer produtos importados para o Brasil, salvo a necessidade de certificação, dependendo do item que o importador comprar.