100 Anos do partido chinês

Hoje vou apresentar um assunto muito interessante e também complexo. Vou falar sobre os 100 anos do partido chinês. Gostaria de compartilhar minhas experiências vivendo na China nesses últimos anos, para você poder conhecer um pouco mais sobre o país.

O partido comunista foi fundado na cidade de Xangai, uma região central da China, inicialmente por 53 pessoas e hoje é considerado o maior do mundo considerando o número de integrantes.
Mao Tsé-Tung, foi um dos fundadores do Partido Comunista e famoso principalmente por ser o líder da China durante muitos anos. Quem conhece a história, sabe que o lado positivo foi ele ter ajudado os chineses a sair da miséria, não estou considerando aqui as coisas ruins que ele fez ou possa ter feito no passado.
A mensagem deixada por Xi Jinping na cerimônia foi que a China não vai mais sofrer bullying, na verdade, será totalmente contra a opinião de pessoas de fora. Eles não vão aceitar preconceito contra os chineses, e que as pessoas desprestigiem o país, principalmente em se tratando da parte política.
Outro assunto importante foi a unificação de Taiwan e Hong Kong, o objetivo dos chineses é que Taiwan faça parte da China, mas isso também envolve todo essa questão política entre os Estados Unidos, China e Taiwan, onde eles querem fazer essa junção. Pela minha percepção os taiwaneses não querem essa junção. Então nessa questão tem os dois lados, onde um diz que pertence e outro fala que não e tem os Estados Unidos no centro, fazendo esse meio de campo.
Hong Kong também celebrou 24 anos que ele foi libertado da Inglaterra e tem o tratado de 40 anos que provavelmente quando chegar ao fim a China vai tomar 100% de Hong Kong. Praticamente hoje a China já está dentro de Hong Kong, mas Taiwan ainda não entrou.
A China também tem o problema com a questão de liberdade de expressão para falar sobre tópicos, de certa forma liberais, que não estejam relacionados dentro do país. Por ser um líder muito poderoso, Xi Jinping acaba influenciando bastante a China, que realmente precisa de alguém tão forte para governar.
A China também tem bastante problema, não tem somente lado positivo, mas o fato é que o país vem crescendo bastante nos últimos anos, principalmente com a pandemia, porque muitos países tiveram dificuldades de produção e então a China acabou produzindo mais do que esperava.
É importante ressaltar que a China também precisa de outros países, ela não é “s self independent”, ou seja, ela não consegue ficar simplesmente só entre ela e esquecer o mundo lá fora. Ela sabe que precisa de outros países como semicondutor, do aço que vem do Brasil, de alimentos que vêm de outros países, então ela não é um país autossustentável e necessita de ajuda de outros para continuar a produção e o comércio interno.
Então esses 100 anos do Partido Comunista é interessante e realmente inacreditável. O que percebo, morando na China todo esse tempo é que foi com um partido único que a China cresceu e continua crescendo tanto, diferente do Brasil, que a cada quatro anos, muda de liderança política. A minha opinião é que apenas quatro anos não é um período suficiente para fazer o crescimento de um país. A China consegue não mudar o partido durante muito tempo e acaba fazendo o crescimento em larga escala.
Importante frisar que não estou aqui dizendo que sou a favor do comunismo ou do Partido Comunista, claro que algumas pessoas vão defendem e outras não, mas o fato é que o desenvolvimento do país é muito grande, hoje a China é a segunda maior economia do mundo e a tendência é que esse crescimento continue. Quem já foi para a China sabe como é a questão do desenvolvimento de prédios, estruturas, negócios, etc., o que realmente é impressionante, um país que estava na miséria chegar nessa posição hoje. Os fatores importantes para esse crescimento é a economia e também a influência do Partido Comunista.
Outra parte interessante dessa história de crescimento da China está relacionado a Deng Xiaoping, que trouxe a China para o mundo ocidental. Ele foi um dos líderes do Partido Comunista no passado e ele salvou a China, isso no meu ponto de vista, principalmente por ele trazer as fábricas do mundo ocidental para o lado oriental. Ele abriu as portas para o mundo e a primeira empresa que veio foi a Coca-Cola. Antes de 1986 a China era completamente fechada e a esse líder começou a aceitar algumas empresas dentro do país o que deu início a esse crescimento espontâneo que ocorre até os dias atuais. Sem esses investimentos que vieram de fora a China não teria produção, tecnologias, e o desenvolvimento de novos produtos que contribuíram para o país chegar a esse patamar de hoje.
Os chineses estavam celebrando muito essa data, em quase todas as cidades, afinal isso é realmente um marco impressionante, são 100 anos, repletos de muita história. Não pertenço ao partido comunista, mas achei interessante compartilhar a minha experiência vindo do Brasil, um país capitalista com regime democrático e agora vivendo todo esse tempo em outro país com regime comunista.
Desejo muita sorte para o Partido Comunista e para a China e que esse crescimento possa ajudar não só o Brasil, mas o mundo. Ouvimos muitas depreciando a China, principalmente agora com a questão desse vírus, mas se parar para pensar, hoje na sua casa, muitos produtos que você utiliza e consome vieram de uma produção chinesa, então é muito importante levar isso em consideração também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.