Como calcular os custos de importação e preços finais para produtos no Brasil?

Calculando Custos de Importação e Preços Finais no Brasil

O custo de um processo de importação é uma das principais dúvidas de quem está estudando a possibilidade de iniciar nesse mercado. Recebemos muitas perguntas em nosso WhatsApp e percebemos assim uma ótima oportunidade para disponibilizar conteúdos de qualidade para você, acompanhe a seguir e conheça um pouco mais.

Muitas pessoas desejam importar da China, mas não sabem o quanto vai custar esse processo. Recebemos uma mensagem de um cliente que queria saber como calcular os custos para levantar o valor final de um produto a ser enviado para o Brasil.
Primeiramente é preciso ter a noção de que existem muitos custos envolvidos em todo o processo de importação e tudo vai depender de qual mercadoria você deseja comprar, qual o preço dela e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) desse produto.
Então o primeiro passo para você calcular o custo até a chegada desse produto no Brasil é descobrir o NCM, para fazer o levantamento de quais tributos estarão envolvidos na operação com essa mercadoria. Por exemplo, na compra de um controle remoto, você vai pesquisar na internet qual é o código de NCM dele e encontrará especificado as informações sobre os impostos.
Após fazer esse levantamento de preço e tributos também é preciso verificar a LI (Licença de Importação). Essa informação pode ser encontrada em sites que fazem esse tipo de cálculo ou no próprio site da Receita Federal que apresenta se o produto precisará de licença da ANATEL, ANVISA ou INMETRO, e assim você conseguirá definir os custos com a certificação.
Além de tudo que foi apresentado até aqui, existem outros custos envolvidos como logística, seguro, Despachante Aduaneiro, entre outros que tornam esse cálculo ainda mais difícil, então a minha dica para você é, depois de definir o produto que será comprado e estiver com a Proforma Invoice, procure uma empresa para te auxiliar no processo de importação, pois, eles conseguirão ajudar em todos esses cálculos e levantamento de custo.
Fazemos esse serviço para nossos clientes, quando temos um projeto bem definido e já se sabe qual produto ele deseja importar, assim conseguimos fazer o levantamento, mas realmente é um trabalho grande e complexo. Calcular o valor final do produto demanda tempo, conhecimento e experiência, pois, existem muitos custos envolvidos dentro de um processo de importação e caso você tente fazer sozinho, sem entender do assunto, pode acabar errando.
A orientação que eu sempre busco passar para esses clientes é que peguem o preço do produto que se deseja importar da China, multipliquem por dois e depois pelo valor do Dólar. Essa é a maneira mais prática, segura e objetiva para você conseguir definir o valor total da mercadoria. No Brasil o cálculo é basicamente o mesmo, eles pegam o valor da unidade comprada na China, multiplica por dois e colocam uma margem de lucro para depois revender.
Nossa empresa consegue atender a essa necessidade dos nossos clientes, mas somente quando apresentam todas as informações necessárias como Packing List, Proforma Invoice, preço negociado, data de embarque, porém, se a intenção for apenas saber o valor estimado para a compra de um produto, sugiro que faça esse cálculo de multiplicar por dois, para ter uma ideia simples e objetiva de quanto vai custar essa mercadoria para você no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima