Taoísmo Taoísmo, China

Taoísmo

Taoísmo

É uma das mais variadas correntes filosóficas existentes a milênios no Oriente e na China não podia ser diferente. Em chinês, Tao, significa caminho, ou via, ou ainda uma espécie de princípio em algumas religiões. Um dos principais livros do Taoísmo é o Tao Te Ching e contém os ensinamentos do Lao Zi. Junto dos ensinamentos de Zhuangzi, que são os princípios filosóficos do Taoísmo da religião. Porém, essa forma de Taoísmo, de maneira filosófica não é reconhecido institucionalmente.

Taoísmo Pano vermelho pegando fogo
Ao longo dos anos as escolas Taoístas foram sendo desenvolvidas e mesclam algumas crenças, mas um dos principais conceitos é o do Yin-Yang e os Cinco Elementos. Algumas, ainda reverenciam práticas como exorcismos e adivinhação, assim como para atingir o êxtase para atingir a longevidade e a imortalidade. O Taoísmo tem uma influência para além de mera cultura na sociedade chinesa. Porém, os clérigos do Taoísmo Institucional, tem um esforço de diferenciar entre os tradicionais rituais e as práticas comuns encontradas na região da Republica Popular da China.

Taoísmo Torre com três andares iluminadas na China
Existem três categorias de Taoísmo: filosófico; que compreende a Escola Filosófica baseada nos textos Dao De Jing e Zhuangzi; filosófico, que trazem tradições de famílias da Dinastia Han e seitas ortodoxas e o tradicionalismo; que é a religião tradicional chinesa, que faz uma integração do taoísmo religioso, do confucionismo e do budismo. As origens históricas do Taoísmo, remontam a três origens, tais quais: a primeira, com o Imperador Amarelo, que teria vivido entre 2.697 a.C. a 2.597 a.C.; a mais famosa é do livro do aforismo místico Tao Te Ching (Dao De Jing), que teria sido escrito por Lao Tse, que teria sido um contemporâneo de Confúcio (551 a.C. – 479 a.C); ou ainda dos trabalho do filósofo Zhuangzi (Chuang- Tsé) (369 a.C. – 286 a.C.)

Atualmente, o taoísmo havia decaído tanto na China no século XX, que apenas uma cópia completa do Daozang ainda estava presente no Mosteiro Nuvem Branca, em Pequim. O taoísmo, é uma das cinco religiões oficiais da República Popular da China, que regulas as atividades religiosas através de uma estatal burocrática. A filosofia taoísta, tem como mote que se descobre o caminho de um, e se torna consciente e surge assim o conceito de dois, yin e yang, dos quais se torna implícito o numero três, que é o céu, que produz por extensão o caminho das 10.000 coisas, através do wu Xing. Outro grande ensinamento, é que deve se agir de acordo com a natureza e sua sutileza, nunca através da força bruta.

Taoísmo Portão branco cultura chinesa e lanternas vermelhas
Os desejos pessoais de um individuo podem ser um empecilho para que elas possam atingir e conhecer o caminho. Portanto, no Taoísmo, satisfazer um desejo fará que com o que outro substitua o anterior e será ainda mais ambicioso que o primeiro. Ou seja, o ideal é que não se deseje nada. Os momentos do tempo presente, são apenas momentos que não podem e não devem ter relação com momentos anteriores ou futuros. Vive-se apenas o milagre do presente.

Uma das mais importantes correntes filosóficas do Taoísmo é a dualidade do principio do yin e yang, ou seja, que é importante que se tenha em mente de no mundo há forças antagônicas, como o masculino e o feminino, luz e sombras, ativo e passivo, movimento e quietude, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.