Uma linha de montagem com máquinas em uma fábrica.

Descubra a Plataforma Online Popular para Importação

Hoje quero compartilhar um tema muito interessante, sobre a plataforma online mais utilizada para o comércio de importação, o Alibaba. Não inicie seu processo de importação, sem antes acompanhar esse conteúdo especial.

O Alibaba é utilizado por muitas pessoas como uma ferramenta de comércio exterior, tanto para importação, quanto para exportação. Se você tem um produto e deseja fazer uma divulgação, a plataforma também está aberta para exportadores. Dentro do Alibaba você consegue identificar bandeiras de diversos países que fazem negócio dentro da plataforma.
Com o passar dos anos e com o desenvolvimento de tecnologias o Alibaba se tornou uma plataforma muito interativa e traz a facilidade de tradução automática, tornando possível, por exemplo, um brasileiro conversar com chineses por mensagens de uma forma prática. Apesar de não ser uma ferramenta simples para se trabalhar, ainda sim é muito interessante e vale a pena conhecer e estudar, porque é uma plataforma que gera bastante resultado para quem trabalha com importação ou exportação.
Importante esclarecer que o Alibaba é uma plataforma utilizada no comércio exterior para empresas, ou seja, se você está buscando uma compra como pessoa física, não conseguirá fazer através do Alibaba, pois, o foco dessa ferramenta não é a venda para consumo, mas para negócios e isso legalmente só pode ser feito através de uma empresa devidamente registrada.
Para pessoa física, existem plataformas chinesas como o AliExpress ou o Taobao que tem estoque disponível e atuam especificamente nesse mercado. Já no Alibaba não existe estoque, você visualiza fotos de mercadorias que ainda serão produzidas, ou seja, o foco é o desenvolvimento de novos produtos.
É seguro comprar pelo Alibaba, porém, existem problemas como em qualquer outro site, principalmente por envolver negociações entre pessoas de diferentes lugares do mundo, mas eles investem muito em tecnologias para melhorar cada vez mais a segurança e evitar possíveis fraudes.
Para países como a Alemanha, os Estados Unidos, a Inglaterra, que tem um processo de liberação de mercadorias mais simples, os pagamentos podem ser realizados diretamente dentro da plataforma, já para outros que tem leis mais complexas isso não é possível. Por exemplo, o Brasil que tem muitos impostos, além das exigências com certificação ou autorização e muitas outras burocracias, que acabam dificultando muito os processos de importação.
Iniciar um processo de importação não é muito difícil e você pode utilizar o Alibaba para negociações, porém, você precisa mais do que apenas conhecer a teoria de como tudo funciona. Informações e conhecimentos são necessários, mas o mais importante é transformar tudo isso em prática. Para alcançar o sucesso é preciso percorrer um longo caminho e assim desenvolver experiência.
Mesmo importando pelo Alibaba, não será um processo simplificado, não é apenas comprar, pagar e esperar chegar, porque existe toda essa parte burocrática dentro da importação e ainda vão existir todos os custos de liberação como pagamento dos impostos, contratação de um Despachante Aduaneiro, para retirada da mercadoria no porto e tudo mais que for necessário.
Então se você nunca comprou da China, não recomendo buscar a alternativa de comprar diretamente pelo Alibaba em sua primeira importação, sem nenhuma ajuda. Contrate uma empresa que possa te auxiliar nesse primeiro processo, para que você consiga entender como funciona o fechamento de câmbio, os pagamentos, a questão dos impostos, a contratação do Despachante Aduaneiro, os documentos necessários para liberação da mercadoria e todos os outros trâmites envolvidos na importação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima