Uma vista aérea de um grande porto de contentores com implicações no comércio internacional.

Alfândega nos Portos Brasileiros: Impacto no Comércio

Como Funciona a Parte Alfandegária dos Portos no Brasil?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a parte alfandegária nos portos no Brasil ou deseja conhecer um pouco mais como é feita essa liberação das mercadorias. Confira o conteúdo que disponibilizamos e saiba mais.

Vamos iniciar apresentando como exemplo um processo de importação de mercadorias da China para o Brasil. É um processo simples que pode ser por transporte aéreo, descarregados no aeroporto, ou marítimo, via porto.
Sempre que a mercadoria for encaminhada via porto, o processo inicial de importação é pagar o fornecedor para dar início a produção na China e depois de pronto, contratar uma empresa de logística para fazer a parte de importação. Hoje é praticamente impossível fazer esse processo sem terceirizar a parte de logística. Essa empresa que será contrata é chama de agente de carga, ou de transporte. Essa contratação pode ser feita no Brasil, na China ou qualquer outro país, independente de onde está sendo realizada a transação.
Após a contratação, essa empresa entrará em contato com o fabricante para fazer a parte de coleta e posteriormente, o envio, preparando toda a documentação para que a mercadoria possa ser transportada até o Brasil. Chegando no porto, independente de qual seja a localização, você não pode simplesmente, como pessoa física chegar retirar a mercadoria. Para isso você precisa contratar o famoso Despachante Aduaneiro. Essa pessoa terá os conhecimentos técnicos para fazer a liberação dessa mercadoria para você, ou seja, ele que vai ser o responsável por toda parte alfandegária da sua mercadoria.
Caso você tenha essa formação e tenha certificação para realizar esse processo direto, então poderá fazer, por saber como funciona essa parte de liberação, mas o mais comum são pessoas como eu, que não atuam como Despachante Aduaneiro e fazem contrato com terceiros para esse serviço. O Brasil exige que tenha esse despachante para a liberação da mercadoria dentro das alfândegas. Ele reúne todos os documentos que foram apresentados para você no início do processo de importação como Packing List, Proforma Invoice, cópia de pagamento e tudo mais que for necessário e leva até o porto para fazer a liberação, e obviamente, será cobrado um valor a ser pago pelo serviço. Após essa liberação é necessário contratar uma empresa de transporte para fazer a coleta da mercadoria e enviar até seu local de destino.
Então você não consegue fazer essa parte de liberação direto dentro do porto. Às vezes, quando é um caso de pessoa física, via aéreo, pode ser que consiga fazer a liberação, mas quando é um bem comercial, nem no aeroporto seria possível sem contratar o Despachante Aduaneiro.
Para contratar um Despachante Aduaneiro, você pode até pesquisar no Google, pois, hoje existe uma grande quantidade de pessoas que fazem esse trabalho no Brasil, mas é sempre importante escolher alguém de confiança. É necessário contratar um profissional que tenha bastante experiência e que saiba resolver algum problema que possa acontecer com a mercadoria.
O mais importante para quem trabalha ou quer trabalhar com importação é ter um capital, encontrar o produto certo, fazer o processo de importação e depois de revenda. O processo alfandegário não precisa ser a sua maior preocupação, pois, provavelmente está além dos seus conhecimentos, mas sabendo o quanto você vai pagar para contratar um Despachante Aduaneiro e colocar isso no custo das suas opções já é o suficiente.
Nós não somos Despachantes Aduaneiros, porém, temos parceiros no Brasil que fazem esse processo de liberação e caso vocês precisem, basta entrar em contato conosco pelo nosso e-mail, atendimento@destinochina.com.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima