Como abrir uma filial na China Como proceder para abrir uma filial da empresa na China

Como Abrir uma Filial na China: Guia Passo a Passo

Como calcular o imposto de importação da china

Abrir uma empresa na China é um excelente investimento por inúmeros motivos. Os alavancados índices de crescimento, produção em grande ritmo e mão de obra barata são pontos atrativos para quem deseja abrir uma filial na China.

Antes de tudo, é imprescindível entender quais os tipos de empresa que podem ser abertas na China. São elas: Joint Venture, entidade de controle total estrangeiro e escritório de representação. No entanto, fique atento a essa informação: Independentemente de qual seja a natureza do empreendimento, todas elas devem ser configuradas segundo os moldes da legislação chinesa.

Os investidores podem ser estabelecidos na China mediante cinco métodos. São eles:

  • WFOE;
  • JV;
  • RO;
  • FIP;
  • Empresa em Hong Kong;

A WFOE é uma organização de sociedade limitada que tem suas características como capitalizada e organizada por meio de investimentos estrangeiros. O valor do capital é relativo e varia de acordo com o investimento. É importante entender que para que o trâmite seja validado, esse valor precisa ser debitado em uma instituição financeira chinesa.

Está permitido o deslocamento do lucro para o país de origem do importador. Os valores de abertura da WFOE variam de acordo com o tipo. Por exemplo, uma WFOE de consultoria pode estar entre 15 e 75 mil dólares, para alimentos e serviços os valores se configuram na faixa dos 75 mil dólares.

A JV trata de uma fusão entre estrangeiro e uma organização de origem chinesa.

Como é uma empresa de ambos, os dois cooperam com o valor do capital e repartem custos e lucros.

Para um RO, não é preciso registrar um capital. Não é permitido contratar empresas locais da China e muito menos realizar a geração de receitas. É como se fosse uma extensão da empresa mãe e trabalha em prol dela. Como por exemplo, pesquisas de mercado, promoção de produtos e serviços, entre outros.

A FIP é conhecida como uma empresa parceira de investimentos estrangeiros. Foi fundada no ano de 2010 e pode ser fundamentada de duas maneiras. São elas: Uma fusão de duas ou mais empresas estrangeiras rumo a uma parceria estrangeira ou a união de uma empresa estrangeira e uma chinesa.

O bom disso tudo é que a FIP não tem burocracia no que diz respeito ao capital, pois não há capital mínimo e, ao mesmo tempo, permite a contratação de empregados locais e estrangeiros e não há proibição quanto a geração de receita.

Por fim, podemos citar sobre a empresa de Hong Kong. Porém, não é uma entidade legal na China Continental sendo usada como um SPV.

Se você ainda tem dúvidas referentes a abertura de empresas ou qualquer questão sobre importação, fale com a gente. Somos especializados em consultorias, assessorias, informações, pesquisas estratégicas e oferecemos todo o suporte que você precisa.

Não hesite em nos chamar. Nós, do Destino China, estamos prontos para ajudar você.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima