Bancos retendo dólares dos fornecedores.

Retenção Bancária: Desafios com Fornecedores Chineses

É um sonho poder importar produtos da China, tendo capital para investir em um grande volume de produtos e ter seus produtos chegando perfeitos e prontos para lucrar em sua venda.


Porém, tem uma situação complicada na importação: o momento de pagar o fornecedor na China. Este país tem o Bank of China, onde o importador pode fazer o pagamento para o fornecedor via depósito “TT” que seria uma transferência internacional de valores.

No pagamento do Brasil para a China, o fornecedor recebe de 50 a 70 dólares a menos do valor. Isto é uma situação comum, tanto que os fornecedores chineses já incluem isso na precificação dos seus produtos. Para fazer essa transação, o importador precisa solicitar no banco um contrato de câmbio.

A pessoa relata ao seu gerente que precisa fazer um pagamento internacional para aquele fornecedor chinês. Digamos que o valor seja de mil dólares por exemplo. Quando o importador deposita esse valor, os chineses não receberam exatamente esses mil dólares, eles recebem na verdade 950 dólares, 970 dólares.

Isso é devido aos impostos de câmbio que são pagos no Brasil, descontado do fornecedor chinês e esse tipo de cobrança acontece na maioria dos bancos chineses. E em compras de grande volume, esta diferença nem sempre e notada. Para evitar esse transtorno, os fornecedores diluem essas despesas tributárias no produto.

Geralmente nos pagamentos vindos do Brasil, esse procedimento é comum e quem deve se preocupar com esse custo na verdade é o fornecedor. E se houver reclamação referente a isso, saiba que se trata da cobrança de tributos, pois o fornecedor recebe menos que o valor combinado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima