Agente de carga Trabalho do agente de carga na China

Agente de Carga: Papel na Logística Internacional

Você sabe o que é o agente de carga?

Pois bem, ele é o profissional responsável pela área documental e física do embarque. Independentemente de ser exportação ou importação, ele será a pessoa que irá separar os melhores preços de serviços para cada cliente.

De acordo com a Legislação Brasileira, o agente em um mesmo emprego pode estar atuando no sentido comercial ou operacional, o que causa uma certa confusão no ambiente de trabalho.

Todas essas áreas são conceituadas como agenciamento de carga, sendo que a distinção e o entendimento da diferenciação entre elas é imprescindível no que se refere a realização necessária das atividades no que tange a responsabilidade civil do agente de carga.

Em sua maioria, o agente de cargas tem o papel de aproximar e formar elos entre o importador e exportador visando os trâmites legais e seguindo as normas da Incoterms.

O decreto 37/66 no parágrafo 1º do artigo 37 define: “o agente de carga, assim considerada qualquer pessoa que, em nome do importador ou do exportador, contrate o transporte de mercadoria, consolide ou desconsolide cargas e preste serviços conexos, e o operador portuário, também devem prestar as informações sobre as operações que executem e respectivas cargas”

Há, entretanto, dúvidas referentes à função desse profissional, pois, por exemplo existem pessoas que não o reconhece como representante do importador ou exportador, confundem as funções do agente com a do transportador internacional de cargas.

Toda essa dificuldade de entendimento pode resultar em algumas situações. O agente transforma-se em representante do importador e do exportador no mesmo documento ou contrato de transporte.

Eis a necessidade de diálogo por parte da contratador do serviço e o profissional para que fique claro qual papel este vai submeter.

O agente de carga não deve cobrar valores extras por serviços ou taxas de agentes portuários ou armadores.

Segundo a Lei Complementar 116 do ano de 2003 não será realizada emissões de notas fiscais do transporte internacional das cargas não se configura serviço.

O agente transitário de carga é o agente de carga. Dessa forma, esse último, representa o transportador se promover a desconsolidação da carga. Isso se dá antes mesmo da identificação do CE, sendo assim, atuando no sentido operacional do trâmite.

O agente no sentido comercial é quem de fato vai executar a venda ou promover o serviço realizado pelo transportador, com garantia de pagamento pelos serviços prestados.

À esse profissional compete também o envio de valores ao exterior. O fornecimento das informações será por meio do Banco Central do Brasil que também será comunicado sobre questões que dizem respeito às atividades dos agentes, transportadores e representantes que operam o serviço.

Esteja atento nessas dicas.

Nós do Destino China temos o prazer em te atender. Conte conosco para a abertura de empresas, desembaraço aduaneiro, consolidação de cargas e todo serviço referente à importação. Somos especialistas no mercado. Contate-nos e fale com um especialista. Nós vamos ajudar você.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima