Um caminhão com uma placa que diz “inimigo china” destaca como a falta de reciprocidade pode prejudicar as relações comerciais da China.

Reciprocidade nas Relações Comerciais com a China

A reciprocidade é o ato de troca entre duas pessoas seria o dar e receber. Quando alguém recebe um favor ela agradece e a outra vai responder com afeto e sensação de dever cumprido. Este sentimento cria um enlace positivo entre duas pessoas.


Mas o setor comercial, mais especificamente o setor de venda de produtos da China, não recebe essa reciprocidade de boa parte do mundo. Os dedos das nações apontam para China sem reconhecer seus próprios defeitos.

Recentemente, essa hostilidade que antes era camuflada em relação à China, tem ficado mais evidente. Esse julgamento de outros países em relação a China, com toda certeza, é equivocado e isso sem realmente conhecer a fundo, como funciona aquele país.

Digamos que a China está em época de alta, milhões de importadores tem feito diversas negociações milionárias e lucrando muito e de repente, algo dá errado, todos se voltam negativamente contra o país. E costumam não levar em consideração que até pouco tempo atrás, usufruíam dos produtos chineses sem problema algum.

Devido a pandemia instaurada no mundo que iniciou na China, os olhos do mundo estão voltados, com revolta para a China, mas os investidores devem parar para pensar: se a China parasse de comprar produtos do Brasil como o ferro e soja, o país simplesmente ter um tremendo prejuízo.

Ler notícias que são fomentadas com palavras ofensivas contra os chineses é uma atitude muito imatura, pois antes de julgar, precisamos rever nossos conceitos e analisar se somos melhores que eles, sem nenhum favoritismo ao Brasil.

A China já havia vivenciado esse triste período no passado com os Estados Unidos. Os americanos compravam intensamente da China e depois simplesmente e uma das guerras mundiais, destruíram as cidades com as bombas atômicas e aí?! Como fica essa situação?

Os chineses não podem ser hostilizados por um erro, no caso a disseminação do coronavírus. É fato que tudo o que existe no mundo, tem origem chinesa. O produto chinês é essencial para usar no dia a dia.

A cultura chinesa deve ser respeitada assim como a cultura de todos os outros países do mundo. Ninguém é perfeito, presidentes e autoridades máximas de cada nação cometeram erros, mas isso não dá o direito de discriminar e julgar eternamente como se fosse o pior país do mundo que adoeceu a terra.

Erraram, sim! Mas estão buscando com dedicação reparar o erro. Os chineses são verdadeiros heróis por tudo que já sofreram no passado e merecem respeito. Coloque-se no lugar dos chineses por um momento e pense a respeito. A China é a máquina que move o mundo financeira com seus inúmeros produtos.

Mas também são humanos e buscam a reciprocidade e aceitação dos outros países para ter um relacionamento não só de negócios mas também de harmonia e paz com todos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima