Planilha de custo na importação: como calcular e economizar nos processos de importação.

Planilha de Custo na Importação: Cálculo e Economia

Qualquer coisa que alguém pretende fazer na vida, começa por um pensamento que vai colhendo informações junto com a empolgação. Conforme as idéias vão vindo, tudo é anotado em um caderno ou planilha para ver se isso é viável ou não.


Assim começa a história de um importador. Mas para que esse pensamento se torne ação e depois rendimentos, a planilha deve ser sua fiel companheira. Muitas pessoas querem importar, mas não conseguem calcular a parte de impostos e qual o valor real que o importador vai pagar na importação em sua totalidade.

Isso porque tem muitas referências a serem observadas para fazer o cálculo correto tais como:

  • Quantidade
  • Unidade
  • Medida
  • Peso
  • Valor da moeda – se vai ser pago em dólar euro ou outra moeda
  • Cotação do dia

O importador precisa lançar em arquivo todas as informações em uma planilha Excel para ter uma estimativa de custo da importação. Essa planilha é muito útil para quem quer importar da China, sem essa ferramenta, o acerto da estimativa será mínimo, sem mostrar o resultado real da compra de produtos importados.

Um cálculo rápido e menos detalhado é multiplicar o valor do produto da China por 2, o que vai dar um resultado aproximado. Com toda certeza o processo todo irá gerar um custo de 70% em impostos e outras despesas. Em importação, o mais sensato a fazer é dobrar o valor de custo.

Se o importador paga r$ 10 reais na saída da China e quando chega ao Brasil, passa a valer r$ 20,00 reais. Se a pessoa precisa de um cálculo perfeito, com detalhamento nos valores de impostos e taxas (que são muitos), a planilha Excel é essencial.

Sem essa planilha, o valor final do cálculo dos custos será errado, gerando possíveis problemas financeiras tal como falta de capital para cobrir despesas e impostos do qual o importador desconhecia.

São muitos itens precificados que fazem parte de qualquer importação. O importador precisa buscar o máximo de informação possível para não ter uma surpresa bastante desagradável com a chegada da mercadoria no Brasil, no setor da receita federal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima