Minha experiência China

Minha experiência na China! Curiosidades sobre mim

Decidi fazer um conteúdo contando minha experiência na China e alguns aspectos da minha trajetória. 

No blog e no canal do Youtube da Destino China costumo falar muito sobre o trabalho de importação e tudo que envolve o processo, mas raramente falo sobre minha vida.

Percebo, no entanto, que meu histórico, o percurso que fiz para chegar até onde estou gera interesse de parte dos seguidores.

Uma pergunta que recebo com frequência nesse sentido, por exemplo, é a respeito da minha origem. Muitos perguntam se sou brasileiro ou chinês.

Como é uma questão recorrente nos comentários e mensagens que recebo, gravei um vídeo contando sobre minha história e elenquei algumas curiosidades sobre mim aqui no blog.

Curioso para saber como e por que vim parar na China?

Confira abaixo minha experiência na China e outras curiosidades!

LINK DO VÍDEO

Sou brasileiro?

Sim! Acredito que essa pergunta se deva aos meus traços orientais e quem segue meu canal há algum tempo provavelmente sabe que domino o mandarim.

Mas sou brazuca. Nasci em Tubarão, Santa Catarina.

Já morei em 5 países

A maioria das vezes por consequência do trabalho, mas, sim, já morei em 5 países:

  • Brasil;
  • Rússia;
  • EUA;
  • China;
  • Alemanha.

Estive na Rússia aos 15 anos. Fiquei por pouco tempo, por isso não sou fluente. Já nos EUA trabalhei em uma multinacional de 2007 a 2010.

No final de 2010, comecei a minha experiência na China. Voltei em 2012 para o Brasil, mas logo voltei para a Ásia ao ser aprovado para um curso de mestrado em uma Universidade de Pequim. 

Nesse período comecei a atender brasileiros que vinham fazer negócios no país. Foi uma época que conquistei muitos clientes e fiz muitos amigos. 

Descobrir que gostava desse trabalho de “meio de campo”, auxiliar empreendedores e turistas a encontrar os melhores caminhos no planeta China.

Contudo, sentir a necessidade de conhecer todos os processos de uma empresa para fortalecer meu conhecimento sobre importação, logística e temas associados. 

Decidir deixar a empresa de lado por um tempo e em 2014 fui trabalhar para uma multinacional alemã com filial chinesa. 

Fui promovido e fiquei 1 ano trabalhando na Alemanha.

Quando me sentir pronto, voltei para a China e registrei minha empresa em Xangai.

Minha experiência no dragão vermelho

Decidir ir para a China no final de 2010. Eu trabalhava em uma multinacional no Brasil e era recém-formado na faculdade. Já tinha experiência internacional na Europa e EUA e fiquei com vontade de conhecer outro canto do mundo.

Escolhi a China, porque achava um país interessante. Tudo parecia vir de lá, todos os produtos que trabalhava tinham como origem o gigante asiático. O país já assombrava o mundo com seu crescimento e capacidade de produção. 

Perguntei para a minha mãe o que ela achava da ideia de eu viver essa experiência (eu morava com ela nesta época). Ela não pôs empecilhos, então, peguei minhas coisas e fui.

Pude contar apenas com um suporte inicial de um amigo que morava aqui. Ele me pôs no hotel e disse “se vira”.

Fui para a China sem saber uma palavra de mandarim

Minha experiência na China não foi fácil de começo devido às dificuldades de comunicação. Não sabia falar mandarim, apenas português e inglês, o que dificultou a adaptação.

Mas o país me impactou profundamente e o que era para ser uma estadia temporária começou a se prolongar, prolongar, prolongar…

Aprendi mandarim e casei com uma chinesa

Foi a melhor decisão da minha vida. 

A China me conquistou por inteiro. 

Passei a estudar mandarim 8 horas por dia, aprendi o idioma, comecei a estudar, trabalhar no país e conheci minha esposa, Wu Xiaobo, que hoje é minha sócia na empresa. 

Formada em economia e mestre em administração, trabalha com investimentos internacionais e investigação de empresas há mais de 6 anos. 

Ela é uma peça chave da Destino China que, junto com uma equipe de especialistas qualificados e experientes, ajuda a empresa a ser referência para as empresas brasileiras que precisam de auxílio em suas relações comerciais no país.

Você não sabe o que está perdendo!

Essa é parte da minha experiência na China. Há muito mais para ser dito, muitas curiosidades, diferenças em relação ao Brasil que pretendo abordar futuramente aqui e nas demais redes sociais. 

Espero que tenha conseguido saciar um pouco a curiosidade sobre a minha trajetória de vida e minha experiência na China. 

Espero também ter te empolgado a conhecer esse país maravilhoso e a elevar o patamar de sua empresa aproveitando o poderio fascinante da capacidade industrial do país.

Precisando de dicas para fazer isso acontecer, sabe com quem contar. Mande um e-mail para atendimento@destinochina.com

Obrigado pela atenção. Até a próxima.Gostou deste conteúdo sobre minha experiência na China? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.