|
Minha experiência na China! Curiosidades sobre mim
Decidi fazer um conteúdo contando minha experiência na China e alguns aspectos da minha trajetória.
No blog e no canal do Youtube da Destino China costumo falar muito sobre o trabalho de importação e tudo que envolve o processo, mas raramente falo sobre minha vida.
Percebo, no entanto, que meu histórico, o percurso que fiz para chegar até onde estou gera interesse de parte dos seguidores.
Uma pergunta que recebo com frequência nesse sentido, por exemplo, é a respeito da minha origem. Muitos perguntam se sou brasileiro ou chinês.
Como é uma questão recorrente nos comentários e mensagens que recebo, gravei um vídeo contando sobre minha história e elenquei algumas curiosidades sobre mim aqui no blog.
Curioso para saber como e por que vim parar na China?
Confira abaixo minha experiência na China e outras curiosidades!
Sou brasileiro?
Sim! Acredito que essa pergunta se deva aos meus traços orientais e quem segue meu canal há algum tempo provavelmente sabe que domino o mandarim.
Mas sou brazuca. Nasci em Tubarão, Santa Catarina.
Já morei em 5 países
A maioria das vezes por consequência do trabalho, mas, sim, já morei em 5 países:
- Brasil;
- Rússia;
- EUA;
- China;
- Alemanha.
Estive na Rússia aos 15 anos. Fiquei por pouco tempo, por isso não sou fluente. Já nos EUA trabalhei em uma multinacional de 2007 a 2010.
No final de 2010, comecei a minha experiência na China. Voltei em 2012 para o Brasil, mas logo voltei para a Ásia ao ser aprovado para um curso de mestrado em uma Universidade de Pequim.
Nesse período comecei a atender brasileiros que vinham fazer negócios no país. Foi uma época que conquistei muitos clientes e fiz muitos amigos.
Descobrir que gostava desse trabalho de “meio de campo”, auxiliar empreendedores e turistas a encontrar os melhores caminhos no planeta China.
Contudo, sentir a necessidade de conhecer todos os processos de uma empresa para fortalecer meu conhecimento sobre importação, logística e temas associados.
Decidir deixar a empresa de lado por um tempo e em 2014 fui trabalhar para uma multinacional alemã com filial chinesa.
Fui promovido e fiquei 1 ano trabalhando na Alemanha.
Quando me sentir pronto, voltei para a China e registrei minha empresa em Xangai.
Minha experiência no dragão vermelho
Decidir ir para a China no final de 2010. Eu trabalhava em uma multinacional no Brasil e era recém-formado na faculdade. Já tinha experiência internacional na Europa e EUA e fiquei com vontade de conhecer outro canto do mundo.
Escolhi a China, porque achava um país interessante. Tudo parecia vir de lá, todos os produtos que trabalhava tinham como origem o gigante asiático. O país já assombrava o mundo com seu crescimento e capacidade de produção.
Perguntei para a minha mãe o que ela achava da ideia de eu viver essa experiência (eu morava com ela nesta época). Ela não pôs empecilhos, então, peguei minhas coisas e fui.
Pude contar apenas com um suporte inicial de um amigo que morava aqui. Ele me pôs no hotel e disse “se vira”.
Fui para a China sem saber uma palavra de mandarim
Minha experiência na China não foi fácil de começo devido às dificuldades de comunicação. Não sabia falar mandarim, apenas português e inglês, o que dificultou a adaptação.
Mas o país me impactou profundamente e o que era para ser uma estadia temporária começou a se prolongar, prolongar, prolongar…
Aprendi mandarim e casei com uma chinesa
Foi a melhor decisão da minha vida.
A China me conquistou por inteiro.
Passei a estudar mandarim 8 horas por dia, aprendi o idioma, comecei a estudar, trabalhar no país e conheci minha esposa, Wu Xiaobo, que hoje é minha sócia na empresa.
Formada em economia e mestre em administração, trabalha com investimentos internacionais e investigação de empresas há mais de 6 anos.
Ela é uma peça chave da Destino China que, junto com uma equipe de especialistas qualificados e experientes, ajuda a empresa a ser referência para as empresas brasileiras que precisam de auxílio em suas relações comerciais no país.
Você não sabe o que está perdendo!
Essa é parte da minha experiência na China. Há muito mais para ser dito, muitas curiosidades, diferenças em relação ao Brasil que pretendo abordar futuramente aqui e nas demais redes sociais.
Espero que tenha conseguido saciar um pouco a curiosidade sobre a minha trajetória de vida e minha experiência na China.
Espero também ter te empolgado a conhecer esse país maravilhoso e a elevar o patamar de sua empresa aproveitando o poderio fascinante da capacidade industrial do país.
Precisando de dicas para fazer isso acontecer, sabe com quem contar. Mande um e-mail para atendimento@destinochina.com
Obrigado pela atenção. Até a próxima.Gostou deste conteúdo sobre minha experiência na China? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.