Descubra AGORA tudo sobre os INCOTERMS e como utilizá-los de forma eficiente! Aprenda os melhores métodos para aplicar os Incoterms em

Tudo sobre INCOTERMS: Utilização Eficiente

A importação é como se fosse uma bolsa de valores de compra e venda em relação as mais variadas ferramentas que ela oferece para quem quer comprar e vender itens de um país estrangeiro.

Os Incoterms nada mais são que termos usados no comércio internacional referente a responsabilidade sobre a carga e a obrigação de pagamento em frete e do seguro internacional.

É definido se será o importador ou exportador que fará esses pagamentos e até que ponto eles são responsáveis pela carga. Existem modalidades de Incoterms. Porém, existem os mais famosos que são: O clássico FOB, O CIF que possui seguro e o EXW. Mas vamos falar somente sobre o FOB e o EXW.

Na importação da China, todos os produtos que estiverem no porto chinês, são considerados FOB. Um fornecedor produz um produto e o Incoterms na proforma voice consta como FOB.

Isso significa que o fornecedor vai pegar os produtos da sua fábrica e toda responsabilidade e custo para levar essa mercadoria e entregar no porto ou onde o agente de carga informar, será do fornecedor.

Um exemplo desse tipo de transação é quando em uma cotação, o fornecedor está vendendo FOB, com 30% do valor antecipado e 70% antes do embarque da mercadoria que seria antes de tirar os produtos da fábrica e colocar no depósito indicado pelo agente de carga. É um procedimento muito comum na importação.

Já o termo de Incoterm EXW, é o custo da fábrica onde o produto é produzido, por isso, muitas das vezes um mesmo produto é encontrado com valor bem mais barato, ou seja, é um preço EXW.

O custo de transporte da fábrica até o porto ou depósito do despachante aduaneiro fica por conta de quem está importando os produtos. Por isso, antes de tudo, é necessário calcular se vale mais a pena trabalhar como termo FOB ou EXW e não se basear somente pelo preço do concorrente do qual o importador tomou conhecimento.

Já o Incoterm CIF consiste no custo da mercadoria como transporte até o Brasil, incluindo seguro e demais despesas sendo de responsabilidade e custo todos do fornecedor. É um dos menos utilizados no setor de importação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima