Um homem está diante de uma bandeira com os dizeres 'importa do fuso horário do Brasil' enquanto discute dicas para uma importação bem-sucedida.

Importe Produtos da China com Segurança: Dicas Essenciais

O que mais atrapalha na importação de produtos da China? Saiba aqui!

Contarei neste post o que mais atrapalha na importação de produtos da China. 

Um breve spoiler: comunicação.

Não, não estou falando do idioma, embora seja um complicador especialmente para negociar direto com os fabricantes fora de plataformas de anúncios. Mas é possível se virar com inglês na China.

A dificuldade de comunicação que atrapalha nas negociações está relacionado ao tempo, a demora para se obter respostas, negociar, receber informes sobre o andamento do pedido ou do transporte.

Estou dizendo que chinês não é pontual? Jamais. 

Não conheço povo mais trabalhador que faz tudo “pra ontem”. Então, qual seria a dificuldade?

Chega de suspense. Você quer saber o que mais atrapalha na importação de produtos da China? Veja a resposta abaixo.

A China está sempre à frente

Não é exagero ou arrogância. De fato, a China está sempre à frente, pelo menos do Brasil. O que mais atrapalha a importação de produtos da China é o fuso horário.

O país está um dia à frente do Brasil. Isso significa que quando você acorda às 7 da manhã, já são 20h no gigante asiático.

Por que o fuso horário atrapalha na importação de produtos da China?

Atrapalha na comunicação. Você manda um e-mail a tarde para um fornecedor chinês ele só responderá à noite, ou no dia seguinte. 

É praticamente impossível conversar com clientes chineses na parte da tarde no Brasil, de encontra-los online, disponíveis para uma conversa.

Chineses trabalham muito, mas até eles descansam. 

Esse desencontro dos horários comerciais entre os dois países provoca lentidão nas negociações e consequentemente torna o processo de importação de produtos da China mais moroso.

Mas para se tudo tem uma solução. Nos próximos tópicos apresento algumas sugestões para contornar o problema causado pelo fuso horário entre os dos países. Acompanhe.

Adaptar-se a rotina dos chineses

Se a importação de produtos da China for vital para o seu negócio, vale você considerar adaptar a rotina da sua empresa ao fuso chinês. 

Não digo aderir completamente ao fuso horário, mas planejar uma estrutura de atendimento que possa interagir com os fornecedores chineses de manhã, das 07h ao 12h, ou à noite.

Sim, é possível conversar com alguns clientes chineses à noite, até às 23h no Brasil. Portanto, a sugestão é essa: se planejar para se comunicar muito cedo ou trabalhar até tarde da noite.

Investir em uma equipe local

Outra possibilidade para lidar com a questão do fuso horário na China é contratar uma equipe para trabalhar localmente. Uma equipe para tratar das negociações e acompanhar o andamento dos pedidos diretamente da China.

Ela ficaria encarregada de se comunicar com o Brasil nos horários mais convenientes a empresa.

Precisa de ajuda com importação de produtos da China?

Se você precisar de apoio em alguma fase do processo de importação de produtos, dê uma olhada nos serviços oferecidos pela Destino China. 

A minha empresa está sediada em Shanghai e tem como foco empreendedores brasileiros com relações comerciais no país. 

Fazemos o meio de campo entre os negociadores fornecendo consultoria, inspeção, pesquisa e diversos outros serviços.Gostou deste conteúdo sobre o que mais atrapalha importação de produtos da China? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima