Uma palete de madeira com a inscrição "conjunto fermentas", ferramentas de confiança para uma importação bem sucedida.

Importação Bem-Sucedida: Confiança em Pessoas e Ferramentas

A importação é feita de várias etapas, cada qual com uma operação específica a ser realizada. Ela é feita por um grupo de pessoas com determinadas funções a serem realizada, para que tudo funcione perfeitamente.

Não há possibilidades de fazer uma importação sozinho, é preciso ter uma equipe qualificada e experiente para desempenhar os papéis concernentes a parte de burocrática, administrativa, logística e operacional de todo procedimento.

O primeiro passo de uma importação é o profissional buscar fornecedores e pedir cotações dos produtos que o cliente pretende importar. Em seguida, o importador analisa esses valores individualmente ou juntamente com outras pessoas para tomar a decisão certa.

A partir da escolha do fornecedor e seu respectivo valor, o importador passa essa informação para o setor financeiro de sua empresa ou ele mesmo pode ir pessoalmente ao banco fazer o pagamento de 30% para o fornecedor iniciar o processo de fabricação dos itens.

Ao final da produção, é pago os 70% restantes e um outro profissional deve fazer a inspeção para verificar se ficou tudo de acordo com o que foi solicitado pelo importador. Na sequência, é a etapa de logística que seria o gerenciamento de carga.

A mercadoria deve ser retirada do fornecedor, ser destinada a um depósito próprio dessa empresa para os produtos serem embalados e acondicionamento para depois serem colocados dentro do container, com destino ao local onde será embarcada para viagem que pode ser por via marítima ou aérea.

É um conjunto de empresas trabalhando em um único propósito: realizar com sucesso a importação. O importador precisa ter habilidade de comunicação para montar uma equipe que venha somar bons resultados em cada operação do processo.

Não é possível trabalhar com pessoas sem conhecimento na área ou com pouca experiência, pois uma ação errada, pode prejudicar o andamento e atrasar ainda mais a entrega da mercadoria no destino final.

Entre outras atitudes a serem tomadas também será preciso um despachante aduaneiro para liberar a mercadoria quando esta chegar ao Brasil. Em seguida, vai precisar contratar outra empresa para transportar os itens do porto para o local de entrega.

São muitas empresas envolvidas que podemos chamar de ferramentas e cada uma deve estar pronta a fazer sua tarefa corretamente.

Não procure uma pessoa somente porque é um conhecido do qual você ouviu falar que mexe com importação. Contrate as empresas que tem anos de experiência no mercado importador para não correr riscos desnecessários e ter custos extras com sua compra no exterior. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima