Um trem no Brasil com uma placa indicando um bom despachante.

Indicação de um Bom Despachante no Brasil

Junto com o sonho da importação sendo realizado, vem junto operações a serem realizadas e muitos profissionais, cada um com uma função específica para tudo acontecer e entre eles está uma peça importante desse quebra-cabeça: o despachante aduaneiro.

No Brasil, toda mercadoria que chega do exterior, ou seja, importada, precisa de um despachante aduaneiro para fazer o trabalho de toda parte documental para liberar o envio dos produtos ao seu destino final. Ele é o profissional especialista na área que intermedia os trâmites da receita federal com o importador.

O despachante coleta as informações relevantes da importação e mercadoria com o cliente entre elas a nota fiscal, performing voice e toda documentação pedida pela receita conseguir liberar a mercadoria que chega ao Brasil.

Se o importador está começando agora, não sabe nada sobre o sistema SISCOMEX, para dos impostos ou da ADI, é preciso contratar um despachante aduaneiro para passar todas as informações e fazer o trabalho necessário, evitando que o importador pague multas absurdamente caras.

Normalmente este profissional faz a cobrança através de um salário fixo, por exemplo, um salário mínimo, dependendo do despachante, quanto mais experiente, mais caro ele vai cobrar. Existem bons despachantes em praticamente todo o Brasil e a Destino China tem contato com vários eles.

A empresa na China que estará exportando para o Brasil, deve estar o tempo todo em contato não só com o cliente, mas também com o despachante para se certificar se toda a documentação da importação da China para o Brasil está correta e em conformidade com as leis aduaneiras brasileiras.

Existem dois tipos de despachos na importação: quando a mercadoria sai da China e depois quando entra no Brasil. Quando o produto importado vem via HDL, Fedex ou seja, por correios, eles já possuem um despachante interno para verificar a parte documental.

Mas no caso de ter somente o radar habilitado e queira fazer uma importação, primeiramente será necessário contratar um agente de carga para fazer toda logística e depois o despachante aduaneiro para realizar a liberação da mercadoria importada.

Não é possível e nem viável fazer por conta própria, pois a parte burocrática é complicada para os leigos nos procedimentos entre receita e documentação aduaneira e outro fator é que o despachante é regulamentado e apto para a função.

Para uma importação de grande volume, o trabalho do despachante aduaneiro é essencial para os produtos que chegam no Brasil, serem legalmente aceitos diante da receita federal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima