Como importar aço da China
A importação se tornou o jeito favorito dos brasileiros de comprar. Com os preços sempre mais baixos e qualidades diversas, esses produtos chineses já estão presentes na casa de muitas pessoas pelo país e a tendência é que o número de importações aumente conforme o processo é facilitado.
O aço é apenas mais um produto que pode ser importado da China, que tem tido um grande número de pedidos brasileiros e até tem sido comentado uma taxação que acabaria deixando-o caro. Mas, não vamos falar de valores aqui, mas sim, da importação em si.
Entendendo um pouco mais
Importar requer um grande número de fatores que variam desde o valor do produto na China até ele chegar em segurança no Brasil, seja de avião ou navio. Considerando o preço do aço, o transporte em de contêineres por vias marinhas é altamente usado. As cargas de aço chegam pelos portos brasileiros e seguem até o destino final após a empresa dar conta de toda a papelada e pagamentos necessários.
Pode-se dizer que é como importar qualquer outro produto, a empresa identifica seus gastos e ganhos, considerando as tributações, impostos sobre imposto, como alguns gostam de dizer dos portos brasileiros e a maior dificuldade que muitos encontram é exatamente nos cálculos desses pagamentos obrigatórios.
Tributações
Taxas disso, imposto daquilo, calcula aquela outra coisa. É uma dor de cabeça sem fim, mas, obrigatória para toda empresa. São tantos impostos que não é difícil ficar perdido nos cálculos e acabar tendo de começar tudo de novo.
O que realmente resolve esse problema é a contratação de profissionais contábeis ou empresas que consigam lidar facilmente com isso. No caso do aço, a viabilidade dele quase nunca precisa ser feita, considerando que muitas empresas importam como matéria prima. No entanto, se formos avaliar a viabilidade poderíamos constatar que não vale muito a pena se não for altamente necessário.
Algumas taxas são:
- II;
- IPI;
- Pis e Cofins;
ICMS
A dor de cabeça e a confusão começa quando os cálculos chegam neste imposto. O ICMS possui leis muito confusas e uma enorme variedade de taxas, além de ser necessário estar no cálculo do Pis e Cofins na hora da soma dos impostos a serem pagos.
Conseguindo o aço
A melhor maneira de sua empresa conseguir importar aço é por meio dos fabricantes ou fornecedores na própria China. Você pode não conseguir encontrar na internet uma barra de aço para vender. É o que diferencia um pouco da importação de outros produtos. Para conseguir testar a qualidade antes de importar você precisa visitar a fábrica ou mesmo comprar uma quantidade bem menor para testes.
O aço que importamos
Boa parte do aço usado pelo Brasil é fruto de importações da China, o que tem tornado real muitos debates com relação a isso. Acredita-se que o principal fato dessa importação seja o valor do aço, uma vez que o produto nacional não possui um valor tão alto quanto o importado.
O Brasil é um dos importadores de maior frequência. Grandes contêineres chegam todos os anos carregados com esse material vindo da China, que se tornou a maior produtora e comercializadora de aço.