Como fazer networking em comércio exterior? Métodos de como fazer networking para comércio exterior

Networking Efetivo no Comércio Exterior: Dicas

Benefícios do networking na área de comércio exterior

A área de comércio exterior é repleta de oportunidades, sejam elas nas áreas de importação, exportação, consultoria, intermediação de negócios, logística, despacho aduaneiro, direito aduaneiro, inspeção de produtos, área fiscal e tributária, notícias, cursos e treinamentos, câmbio, classificação fiscal, Siscoserv e também podemos considerar a área de controle de fiscalização (para quem trabalha nos órgãos do governo), além de outras áreas.

Para quem está começando agora ou para quem já atua nesta área a mais tempo, o desenvolvimento de uma rede de contatos também conhecida como networking será muito importante e valiosa durante toda sua vida profissional.

Esta rede de contatos permite a troca de informações e conhecimentos, ajuda no desenvolvimento de novos negócios e também ajuda durante a prestação do nossos serviços.

Vamos citar alguns exemplos:

1- Um consultor tem seus clientes mas não faz diretamente o processo de despacho aduaneiro, nem cuida da parte de logística ou de câmbio, então o consultor pode fazer parceria com um despachante aduaneiro, com um agente de cargas e com uma corretora de câmbio e desta forma poderá oferecer toda uma gama de serviços aos seus clientes e ainda poderá receber uma comissão dos parceiros por isto. Lembrando que mesmo que o consultor não receba nenhuma comissão pelas indicações, o cliente ficará satisfeito e o consultor terá um cliente fiel por muito tempo.

2- O agente de cargas faz parceria com o despachante aduaneiro pois este tem clientes que precisam de cotações de frete e o agente de cargas poderá atender estas demandas que chegam através do despachante, podendo repassar ao despachante uma comissão pelas indicações.

3- Advogado tem parceria com um consultor e despachante aduaneiro e quando acontece algum problema no âmbito jurídico o consultor e o despachante poderão encaminhar e indicar clientes ao advogado.

4- Corretora de câmbio tem parceria com consultor e despachante e estes indicam clientes que precisam fechar câmbio para a corretora.

5- Profissional especializado em registros no Siscoserv faz parceria com despachante aduaneiro e com consultor para poder receber indicações de clientes que precisam de fazer o registro no Siscoserv.

Estes são apenas alguns exemplos que podemos citar e que funcionam na prática.

Outra grande vantagem de participar de uma rede de contatos / networking é a troca de informações, experiências e conhecimentos o que nos ajuda a manter atualizados e também nos oferece suporte e apoio em momentos importantes, como em situações práticas que acontecem no dia a dia.

Existem várias formas de desenvolver esta rede contatos, podemos citar as redes sociais, os grupos no whatsapp, a participação em eventos de comércio exterior, participação em cursos e treinamentos, os contatos que desenvolvemos no dia a dia, além de outras situações.

Lembrando também que precisamos desenvolver uma rede de contatos confiável pois não basta apenas ter contato com profissionais, precisamos ter contato com profissionais capacitados, que realmente entendem de comércio exterior e que são destaques em suas funções, além de serem profissionais com os quais desenvolvemos confiança e amizade com o passar do tempo. São aqueles que de fato podemos contar quando precisamos e não apenas mais uma pessoa na sua agenda ou um número e nome que foram registrados no seu celular.

Busque construir relacionamentos profissionais sinceros, genuínos e verdadeiros, faça mais do que contatos profissionais, faça novos amigos que poderá conversar, trocar idéias, desenvolver parcerias e contar quando precisar.

Fica esta dica!

Um abraço a todos! 

Professor Henrique Mascarenhas

GS Educacional

http://www.cursosdecomercioexterior.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima