Calcular os impostos de importação
Calcular os impostos de importação não se configura uma tarefa simples. Primeiro porque analisar os custos finais exige profissionalismo e experiência, segundo porque a legislação brasileira é extensa e totalmente mutável.
Algumas pessoas se equivocam ao tentar realizar esse cálculo por conta própria e, infelizmente, comete erros. Um dos erros principais é a ausência do ICMS. Esse é um dos grandes problemas, principalmente pelo fato desse imposto ser o mais caro e não ser contabilizado nem mesmo pelo simulador da Receita Federal.
É importante levar em consideração que esses cálculos são destinados à pessoa física e podem ser cobradas algumas taxas adicionais.
Bem, nas entregas por courier ou correio expresso, são adicionadas taxas de despacho alfandegário ou INFRAERO.
No que se refere a importação por ondas de rádio, é cobrado um valor de duzentos reais se o item necessitar de homologação da Anatel. Entretanto, se no produto houver a homologação de outro país e o mesmo for reconhecido pela Anatel, não haverá tarifas extras.
Você sabe quais são os produtos que são isentos de taxas de importação?
Pois bem, algumas encomendas pequenas, revistas, jornais e medicamentos são os itens. No entanto, deve ser levado em consideração a respeito dos seguros de envio. Estes, deve ser incluído no valor do frete.
É importante estar atento aos impostos cobrados por estado e os pré pagos. Os impostos pré pagos são aqueles cobrados antecipadamente.
O Regime de Tributação Simplificada é responsável pela cobrança de tributos das importações por remessa expressa internacional ou postal internacional, lembrando que são encarregadas à pessoas físicas.
Agora me responda:
Você sabe quais são os impostos de importação?
Existem três tipos, se configura como 60% das compras internacionais e incide sobre o valor da compra, que é um mix do valor do frete, seguro e produto.
O ICMS é o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços que varia em 17 e 19%, para compras internacionais. Esse imposto não é cobrado para compras até 500 dólares, quando a entrega é feita pelos correios.
O IOF é o imposto sobre operações financeiras e é cobrado no momento da compra. As taxas cobradas variam de acordo com o método de pagamento variando entre cartão de crédito e pagamentos através de boletos.
Uma dúvida frequente é se os impostos mudam de acordo com o país.
Não. Os países possuem a mesma taxa de tributação e ela não varia de país para país.
É relevante afirmar que os tributos são cobrados a depender do tipo de produto. Como dito, os jornais e revistas estão isentos de impostos. Porém é importante entender que produtos como fumo e bebidas alcoólicas tem a taxa de importação proibidas pelo Regime de Tributação Simplificada e uma grande diversidade de produtos pagam a mesma taxa de tributação.
Tem dúvida? Fale conosco, podemos ajudar você. Somos especializados em importação e podemos oferecer consultorias e ampla assessoria de negociações entre Brasil e China. Além do mais, contamos com os mais variados serviços que podem atender a sua demanda.
Não hesite em nos contatar. Estamos esperando por você.