Saiba o que é o agente na origem

Saiba o que é o agente na origem

Hoje vou esclarecer uma dúvida interessante que surge quando abordamos tópicos sobre origem e destino: O que é o agente na origem e como ele funciona em um processo de importação? Acompanhe o texto a seguir e saiba mais.

O agente na origem é a pessoa responsável pela sua mercadoria no local de onde o produto será embarcado para posterior envio, independente do país como, por exemplo, Alemanha, China ou os Estados Unidos.
Para esclarecer melhor, vou apresentar como exemplo uma pessoa do Brasil que deseja fazer um processo de importação da China. De início o comprador procura um agente de carga no Brasil, que irá contatar o agenciamento de cargas, também no Brasil e fará a cotação de um determinado produto, passando as especificações de quantidade, peso, local de origem, etc., onde será solicitado o contato do fabricante na China.
Então é feito a entrega da Proforma Invoice para análise e também é informado o contato do agente na origem, que será a empresa chinesa, responsável por contatar o fabricante e levantar informações sobre quando mercadoria vai ficar pronta para iniciar o ajustamento de frete. Com a data definida o agente fará a comunicação com o fornecedor até que esse produto saia da China, ou seja, o agente na origem será o responsável por fazer toda a parte de comunicação e transporte dentro da China.
O pagamento desse serviço geralmente é realizado para o agente de carga que foi contratado no Brasil, após o embarque da mercadoria ou de acordo com o que ficou firmado em contrato e não diretamente na China.
Então sempre que for contratado um frete no Brasil vai ter alguém dentro da china para fazer a parte de transporte. Geralmente serão empresas chinesas. Isso acontece por questões legais e a dificuldade de comunicação, pelo fato de a linguagem ser muito difícil. É importante ter alguém no local de origem que entenda sobre as leis, e consiga se comunicar bem, para fazer o transporte, a parte alfandegária e a liberação de mercadorias, por isso é muito difícil que seja uma empresa brasileira fazendo todo esse processo.
Resumidamente, o agente na origem fará todo o processo até o embarque da mercadoria e o seu agente de carga no Brasil será responsável por comunicar ao comprador todo o andamento até a chegada. Após a entrega o trabalho passa a ser do comprador que contrata um Despachante Aduaneiro para fazer a liberação de acordo com o projeto.
Reforço também a importância de sempre confirmar todas as informações antes de iniciar qualquer processo de envio de mercadorias evitando assim, qualquer transtorno na importação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.