O que é uma packing list

Existem vários documentos que precisam ser analisados dentro de um processo de importação e para aqueles que ainda não tem experiência, isso pode gerar muitas dúvidas. Um dos documentos mais importantes no processo de importação é a Packing List. Então, que seria este documento e como ele pode ajudar no processo de importação? Acompanhe e saiba mais.

Para iniciar uma importação, o documento principal e muito importante é a cotação, que reúne informações como preço, especificação dos produtos, fotos, dados do fornecedor, do comprador e bancários. Esse documento é utilizado para realizar o pagamento e assim dar início a produção.
Logo depois é feito a Packing List, que é a descrição detalhada do produto. Esse documento é feito no Excel e nele constam informações como nome, peso, medidas, cubagem, quantidade de caixas, entre outras. Com esse documento é possível ter uma noção do tamanho da carga e de volume e isso é importante para saber o tipo de container que será utilizado e assim definir se o transporte será aéreo ou marítimo. Esse documento é solicitado ao próprio fornecedor, que vai preparar tudo de acordo com o seu pedido.
Quando esse documento é enviado para a empresa que faz toda parte de logística, eles conseguem calcular o custo do serviço. Sem a Packing List pode até ser possível fazer esse cálculo, mas será apenas uma estimativa e não um valor exato. Então quando chegar na etapa de definir o transporte da sua carga, esteja com a Packing List em mãos, isso vai ajudar muito no processo.
A Packing List também é muito importante para avaliar as especificações da carga, sendo possível definir, por exemplo, se precisará de algum esquema de ventilação ou medidas de proteção contra explosão, entre muitos outros detalhes.
Quando a mercadoria chegar no Brasil a Receita Federal ou a fiscalização aduaneira também vai utilizar esse documento para analisar e conferir a carga que está sendo transportada, ou seja, será obrigatório a apresentação da Packing List para liberar a entrada dos seus produtos no país.
Não tem segredo para fazer a Packing List, você pode encontrar modelos na internet e vai perceber como realmente é mais simples do que parece, porém, não deixa de ser importante para o seu processo de importação. A dica que sempre procuro deixar para quem está iniciando na importação é não se preocupar tanto com a questão de preços e custos, mas buscar fornecedores, pessoas e empresas que realmente ofereçam um serviço com qualidade e segurança, para garantir que tudo corra bem em todo o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.