Uma pilha de fichários preto e branco com a palavra 'boom' contendo informações sobre o Conhecimento de Embarque (BL) e sua importância no transporte de cargas.

Taxa BL Bill of Lading: Entendendo o Transporte de Cargas

Para quem é da área de importação e conhece os procedimentos já deve estar familiarizado com as várias terminologias e documentos que envolvem todo o processo, mas para quem está começando a conhecer esse mundo, com certeza tem muitas dúvidas. Então acompanhe o tema de hoje que está muito interessante.

Hoje vou falar sobre um documento chamado Bill of Lading ou BL Fee, utilizado para fazer a liberação da mercadoria quando chega no Brasil. No BL consta toda a descrição da sua mercadoria, como NCM, peso, medida, exportador, importador e todos os detalhes da operação de importação.
Como este documento reúne todas as informações sobre o processo de importação dos clientes, sempre frisamos a importância de confirmar se está tudo certo com o BL e se não tem erros, para que não haja necessidade de correção de alguma informação, o que acarreta uma cobrança de taxa a cada alteração que for necessária, gerando um custo extra e desnecessário.
O valor para emissão do BL vai depender de cada empresa, pois, o preço pode ser diferente para cada uma, não existe uma taxa tabelada para esse serviço, por isso é tão importante garantir que esteja tudo correto dentro do processo de importação, afinal o original deste documento deverá estar em mãos no momento da retirada da mercadoria no porto.
Geralmente os chineses enviam o documento original, assinado, carimbado, estampado e datado via correio para o Brasil. Caso do documento não esteja nesse padrão, quando a mercadoria chegar no Brasil, ela ficará presa dentro do porto e isso gera um custo alto por cada diária que passar parada ali.
Então fique atento ao seu processo de importação e garanta que o BL esteja sempre organizado e correto. Antes de enviar o documento para o cliente, sempre solicito que tudo seja revisado, mas muitas vezes eles dizem que está tudo correto, mas no final acaba tendo algo errado.
Uma boa empresa ou um bom Despachante Aduaneiro são aqueles que dão atenção para seus clientes, que verificam várias vezes a documentação, garantindo que esteja tudo correto. Temos um parceiro que trabalha conosco no Brasil, para um determinado cliente, e essa pessoa revisa o BL várias vezes para identificar algum possível erro, chega a ser um procedimento chato, mas isso sempre garantiu que não houvesse nenhum processo errado.
Geralmente é feito um BL por processo ou por contêineres e é cobrado um “fee” ou uma taxa para a sua emissão e também se cobra por alteração, caso seja necessário, então o preço desse documento vai depender dos detalhes do seu pedido. Primeiramente é feito um rascunho desse documento e só depois de confirmar todas as informações se emite o original, porém, ainda assim ocorrem erros. Portanto, caso perceba alguma falha no BL, sempre faça a alteração, mesmo que você pense que o valor cobrado pela taxa esteja caro, porque se não corrigir, quando a mercadoria chegar e for detectado esse erro, o custo será bem maior.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima