O Fornecedor da China só recebe em moeda local

A moeda chinesa é o renminbi, mas quando alguém compra da China, geralmente o pagamento é feito em dólar. Se você ainda não entende como isso funciona, acompanhe o texto a seguir onde esclareço o procedimento para pagamento nas importações da China.

O primeiro passo da importação é definir o seu fornecedor na China para que ele prepare a Proforma Invoice. Com esse documento em mãos, você vai até o banco para informar que deseja fazer um pagamento para seu fornecedor. Estando tudo certo, o banco aprova e faz essa liberação para o envio do dinheiro.
Porém, existem alguns fornecedores que só recebem pela moeda local, porque o foco deles está no mercado chinês. Isso acontece muito e geralmente eles não têm licença para exportar, por isso nunca fizeram um processo para exportação.
Essa situação acontece muito, inclusive tivemos o caso de um cliente que encontrou um fornecedor com ótimos preços, mas que só aceitava receber em renminbi. Essa pessoa nos procurou e perguntou se conseguíamos ajudar nessa questão. Como nossa empesa está localizada em Xangai, conseguimos intermediar o pagamento, porque fazemos muitos processos de exportação para clientes do Brasil.
Resumindo como funciona, emitimos uma proforma invoice, com o preço em dólar para o cliente analisar. Depois de receber o pagamento dos 30% antecipado, fazemos a conversão para a moeda chinesa e repassamos para o fornecedor. Quando a mercadoria fica pronta fazemos o pagamento para o fornecedor dos 70% restantes. Toda essa transação é feita de forma transparente, passamos para o cliente todas as informações do que recebemos e do que pagamos e em cima de toda essa operação, cobramos uma porcentagem pelo nosso serviço.
Fazemos muito esse tipo de serviço para nossos clientes, porque normalmente esses fornecedores que não aceitam pagamento em dólar tem preços mais competitivos, por não atuarem com o mercado exterior. Se seu produto tem uma competitividade muito grande dentro do mercado, você precisa buscar pessoas que você confie e que consigam comprar direto de fábrica e não procurar através do Alibaba, por exemplo. Dentro dessa plataforma os fornecedores são, na verdade, atravessadores que fazem uma conexão entre a fábrica e o cliente e depois colocam margem de ganho em cima do valor do produto.
Acontece muito isso no Alibaba, os clientes compram acreditando que estão negociando diretamente com as fábricas, mas, na verdade, são empresas trading que revendem mercadorias colocando margem muito grande em cima do preço que os verdadeiros fabricantes trabalham.
Eu mesmo já contatei fornecedores a pedido de clientes, que me levaram para conhecer a mesma fábrica e cada um dizendo que a eram os donos, mas por já ter conhecimento desse tipo de prática percebi na hora que se tratavam de empresas trading querendo se passar por fabricantes. Um dos motivos para que isso ocorra é exatamente essa liberdade que você tem de entrar nas fábricas chinesas.
A China no passado seguia um regime comunista e todo mundo tinha igualdade perante as coisas e tudo basicamente pertencia ao governo e algumas práticas dessa época permanecem até hoje, por exemplo, se você for a Pequim é comum entrar na casa de alguém, sem conhecer, simplesmente para olhar. Na China as coisas são muito públicas, não existe uma privacidade como nos outros países. Você consegue entrar na fábrica e tirar fotos tranquilamente sem ter nenhum problema. Por isso alguém acaba levando um cliente na fábrica dizendo que é dele.
Acredito que essa informação é muito importante para você que deseja importar. Procure conhecer mais sobre o fornecedor de quem você está comprando, não acredite em tudo que te disserem e não confie cegamente que vai dar tudo certo. Você consegue sim comprar de fornecedores que não recebem em dólar, porém, precisa de um parceiro na China que possa te ajudar, mas se não achar uma boa opção o único modo seria realmente fazer a compra pelo Alibaba, que já faz todo o processo de importação para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.