Não Acredite nos Preços do Alibaba

Não Acredite nos Preços do Alibaba

Vamos apresentar um caso real que aconteceu com a nossa empresa, aqui no mercado chinês. É muito importante compartilhar fatos com vocês, para tornar os conteúdos mais interessantes e de qualidade, que ajudem a esclarecer possíveis dúvidas.

Estamos com um projeto para atender um cliente, de um produto eletrônico, não vou mencionar aqui o tipo, mas fomos atrás de fornecedores, entramos em contato com muitas fábricas para buscar o melhor preço e alternativa para esse cliente, de acordo com as especificações que ele precisava.
Decidimos verificar também no Alibaba, perguntando o preço para vários vendedores diferentes e espantosamente eles me passaram preços mais baratos que o próprio fabricante. Confesso que eu não consegui entender como que eles conseguem vender o produto mais barato que o próprio fabricante, isso não fez sentido, diante de toda experiência que tenho. Solicitei fotos da fábrica e da produção para ver realmente quem eles eram. O que descobrimos foi que, muitos fornecedores na plataforma do Alibaba acabam passando preços abaixo do que está sendo oferecido dentro do próprio mercado chinês.
Eles fazem isso com a intenção de pegar turistas, alguém que está buscando por preço e fazendo cotação. Os chineses já sabem que hoje em dia as pessoas fazem planilha para comparar os preços de diversos fornecedores e quem ganha é quem apresenta o menor valor. O que realmente acontece na negociação com esses fornecedores no Alibaba é que, depois que é feito o pagamento dos 30% para o fornecedor, eles apresentam a desculpa de que infelizmente a matéria-prima subiu de preço, não sendo possível produzir sem aumentar o preço. Você pode aceitar pagar essa diferença, mas caso não aceite, o que vai acontecer é que eles simplesmente vão diminuir a qualidade do seu produto e entregar o famoso “container de descarte” ou também conhecido como “container lixo”, onde provavelmente aquela mercadoria que você receber, terá que ser descartada, porque os produtos que estão lá dentro não valerão nada.
Das fotos que solicitei, simplesmente o fornecedor me mandou cópias tiradas da internet. O que acontece é que eles sabem que ninguém vai pegar um avião, principalmente agora na pandemia e aparecer para incomodar eles, a não ser que você tenha um parceiro na China, como nossa empresa, que possa ir até lá para verificar essas questões junto ao fornecedor. Eles sabem que a probabilidade de terem algum problema com isso é bem menor do que aqueles clientes que já tem uma equipe dentro da China para dar todo esse suporte. É muito importante você saber isso para não utilizar essas plataformas como fonte de pesquisa e acreditar naquele preço oferecido, a não ser que você não tenha outra opção e realmente precise comprar dessa forma, tudo bem, mas se você tiver uma equipe chinesa que possa dar suporte será muito melhor e mais seguro.
Observando que isso acontece dentro do mercado chinês, resolvi trazer essa história aqui para ajudar as pessoas que possam estar nessa situação de busca por fornecedores no Alibaba. Nossa orientação é que você tome muito cuidado com essas plataformas, principalmente se for um comprador, buscando por preço, pois, no final das contas você pode ter um grande prejuízo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.