Minha empresa nova tem restrições para fazer importação da China?

Importação da China para Novas Empresas: Restrições

Minha empresa é nova: há restrição para fazer importação da China?

O tempo em atividade é um critério para uma empresa conseguir fazer importação da China? Há restrições no processo de importação para empresas criadas “ontem”?

Essa dúvida surgiu em um dos vídeos do canal do Youtube do Destino China e percebi que ela é de fato muito recorrente quando converso com pessoas interessadas em abrir novos negócios e buscar boas oportunidades no exterior.

Em razão disso, decidir produzir este conteúdo que acredito que ajudará a esclarecer algumas questões e demonstrar que fazer importação da China, e de qualquer outro lugar do mundo, é menos complicado do que parece.

Empresa nova tem restrição para fazer importação da China?

Primeiro quero deixar claro que a sua preocupação imediata não deve ser com a legislação chinesa, francesa, americana, etc. Para você conseguir importar sem problema precisa ter sua empresa devidamente regularizada, certificada, no Brasil. 

O que a legislação brasileira diz respeito sobre empresa criada, por exemplo, em janeiro de 2022 e com pretensão de importar? 

A resposta

Nada. Simplesmente não há restrição alguma. 

Contarei o meu caso. 

Eu abrir minha empresa em janeiro e já em fevereiro fiz pedido de importação. Em junho, a mercadoria estava em minhas mãos. 

Você não precisa esperar uma janela de tempo a partir da data de abertura de sua empresa para começar a importar. Basta regularizar sua empresa e ter capital para investir. 

Isso não significa que o processo ocorre em um estalar de dedos e não há qualquer espécie de limitação.

Adiante, comento sobre as possíveis dificuldades que poderá enfrentar.

O que é necessário para sua empresa poder importar?

Para fazer importação da China, da Coreia, de Portugal, de qualquer lugar do mundo o que você precisará providenciar é o seguinte:

  • CNPJ;
  • RADAR habilitado;
  • Obter certificações específicas de órgãos regulatórios (a depender de sua área de atuação);
  • Definir produto, orçamento e quantidade do material a ser importado.

Ficou no escuro em relação a um dos itens acima? Calma. Esclareço a seguir.

O que é RADAR? Quais limitações impõem?

Trata-se da sigla de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR). É um sistema de fiscalização aduaneira feita por agentes jurídicos e físicos e serve para evitar fraudes de natureza contábil, aduaneira e fiscal.

Toda empresa que pretende importar precisa informar o volume de importação que planeja trazer para o Brasil e o volume de capital que pretende investir. 

Com base nessas informações, e nos dados do cadastro do CNPJ, ela será classificada em uma das 5 modalidades existentes do sistema.

A empresa terá um limite de importação por semestre conforme a modalidade que for encaixada. Por exemplo, há empresas autorizadas a importar $50 mil dólares por semestre. Outras, $150 mil.

Para habilitar o RADAR de sua empresa você deverá encaminhar documentos específicos a uma unidade da Receita Federal. A lista de documentos consta no site da Receita.

Possíveis certificações a adquirir

Outro fator que pode gerar algum atraso para habilitar seu negócio a fazer importação da China, ou de outro lugar, são as certificações. 

Elas são documentos expedidos por órgãos como ANATEL, INMETRO, ANVISA, etc. A quantidade de certificações dependerá do ramo do seu negócio. 

A possível dificuldade é que você tem que pagar por essas certificações.

Conclusão: regulamentado sua empresa, você tem o mundo a conquistar!

É isso. Fazendo tudo direito, obtendo todas as certificações, habilitando o RADAR, você poderá começar a fazer importação da China a qualquer momento. Não importa se sua empresa tem uma semana ou um mês de atividade. 

Sobre a Destino China

Projeto que iniciei em 2010, quando decidir mudar para a China movido pela curiosidade de conhecer esse país com uma capacidade industrial tão extraordinária e por perceber as grandes oportunidades de comércio exterior que poderia proporcionar ao empresariado brasileiro.

Notei poucas empresas prestando serviços para empreendimentos brasileiros com relações comerciais na China, ou pretendendo ingressar neste poderoso mercado. 

Decidir ajudar a suprir essa carência colocando a disposição minha experiência em multinacionais e contratando profissionais especializados no mercado chinês.

A Destino China se tornou uma das maiores referências para auxiliar empresas brasileiras a consolidar parcerias proveitosas na República Popular da China. Conheça nossos serviços. Gostou deste conteúdo sobre importação da China? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima