Meios de Transporte para Frete Disponibilidade para diversos meios de transporte para frete na China

Meios de Transporte para Frete: Escolha Ideal

Meios de Transporte para Frete

 

São dois os tipos de transporte: Marítimo e aéreo.

Ambos detém vantagens e desvantagens se considerarmos o tempo e investimentos de cada um, por isso detalhamos para ficar mais fácil pra você.


Transporte marítimo

É mais demorado, além de ser necessário efetuar a reserva no mínimo 15 dias antes de exportar, só para embarcar as mercadorias leva em torno de uma semana, esse tempo serve para acertar a documentação necessária de importação e nacionalização, como o Bill of Lading (Conhecimento de Embarque).

O trânsito para o Brasil pode levar até 45, pois fará paradas. Após atracar no porto de destino, deve-se esperar cerca de 10 dias para liberar sua carga na Alfândega, quando os produtos passarão pela fiscalização da Receita Federal.Dentre as formas de navegação existentes, a  utilizada entre Brasil e o exterior é a de longo curso.

Por Afretamento (Irregular): Comum para cargas a granel e em grande quantidade, é irregular por não ter uma rota marítima definida pois dependerá das oportunidades de mercado.

Regular: Divide-se em Conferência de Frete e Outsiders. O primeiro garante maior frequência e estrutura mais compatível com o produto (ventilação, manuseio e etc.), já o segundo por ser mais independente, as tarifas de frete poderão variar. Oferecem destino pré-estabelecido, os embarques podem ser grandes ou pequenos, além de ser possível a cotação de um preço futuro pelo exportador.

O custo dependerá do peso (Kg) ou da cubagem (m³), o transportador escolherá o que lhe der mais lucro, as tarifas são próprias de cada porto.


Transporte Aéreo 

É aconselhável usá-lo para produtos mais caros e de baixo volume ou peso, tais como equipamentos eletrônicos ou em ocasiões onde a velocidade importa mais que o custo. Um exemplo inicial são as empresas que oferecem a modalidade expressa de entrega como o Fedex ou DHL, feitas em 2 dias, em média.

Os principais pontos a serem considerados nessa modalidade é a rapidez – em até 15 dias-  e horários regulares, também muito usado para exportação de perecíveis. A documentação mais importante é o Conhecimento de Embarque Aéreo (Airway Bill), trata-se do recibo de entrega dos produtos, no qual agente e exportador devem assinar. No mais, o custo do frete é pago pelo comprador

É importante efetuar a reserva no mínimo 10 dias antes da exportação. Para isso, os agentes de carga aérea são os responsáveis por venderem espaços nos aviões e também, os mais indicados para obter informações sobre voos, rotas, fretes, e até descontos nos fretes.

Quanto ao desembarque, também é preciso esperar para liberar sua carga na Alfândega, para serem fiscalizados da Receita Federal.


São dois tipos de aviões:

  • Aviões Cargueiros – Feitos especialmente para esse fim, como entregas expressas pela EMS ou SMS, chegam direto da China em até 10 dias, isso é, quanto mais escalas, maior o tempo.
  • Aviões de passageiros – Com compartimento de carga.

Dentre as formas de navegação existentes, existem as regulares e não-regulares.

Regulares

Associadas ou não à Transport Association (IATA), a associação cobra uma taxa sobre os serviços prestados.

Irregulares

Fretados.

O custo dependerá do peso (Kg) ou da cubagem (m³), o transportador escolherá o que lhe der mais lucro, tarifas próprias de cada porto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima