É confiável comprar em sites online?

É confiável comprar em sites online?

Comprar online vem se tornando uma prática cada vez mais comum entre os consumidores e com a pandemia esse número tem aumentado expressivamente. Uma das preocupações dos consumidores é se os sites são confiáveis e esse é exatamente o tema que abordamos a seguir, acompanhe e confira.

Recebi uma pergunta a respeito de confiabilidade dos sites de compras online. Na pergunta não foi especificado um site, mas independente se você buscar produtos no Alibaba, AliExpress, Mercado Livre, Amazon ou qualquer outra loja, é sempre importante efetuar uma compra segura e é sobre isso que quero falar com você.
As pessoas que tem em torno de 30 anos certamente vão se lembrar que bem no início da modernização trazida pela internet, ocorriam muitos problemas com a questão de confiabilidade do mercado online. Muitas pessoas compravam em sites e acabavam não recebendo seus produtos, isso ocorria com mais frequência e gerava muitas incertezas sobre comprar ou não, por medo de não receber a mercadoria.
Já hoje em dia esse risco tem se tornado bem menor, porque praticamente tudo está conectado à internet. Uma loja online que hoje não entregue as mercadorias ou não o faça corretamente, pode enfrentar grandes problemas, pois, os consumidores têm garantido seus direitos, mesmo em compras online.
Falando de sites chineses como o Taobao, posso dizer que é sim confiável efetuar suas compras, porém, existe o problema de que às vezes os produtos apresentados não são os mesmos que o cliente vai receber. Você vê a foto do produto, com uma linda apresentação, porém, quando recebe essa mercadoria não era o que esperava. Isso ainda acontece e com certeza chateia qualquer pessoa. Isso costuma acontecer com produtos que não tem marca, mas quando se trata de um produto de marca, que a qualidade já é conhecida a probabilidade de a empresa ter problemas com essa prática é bem maior.
Falando também sobre o AliExpress, comprar por esse site não é um problema, porque quando você recebe a mercadoria precisa fazer a confirmação do recebimento. Antes dessa confirmação o vendedor não consegue liberar o dinheiro na conta dele. Isso ajuda a aumentar a segurança da sua compra dentro desse site.
Hoje os sites têm se tornado cada vez mais confiáveis, então a questão principal é saber o que está fazendo e ter definido qual o seu objetivo. Por exemplo, caso você esteja comprando algo da China para revender no Brasil, será preciso ter sua empresa registrada, emitir nota fiscal e fazer todo o processo normal de importação. Agora se você deseja comprar um produto para uso próprio, pode fazer com tranquilidade, que vai receber, porém, se o valor do produto passar de US$ 50,00 você precisará pagar os impostos para liberar a mercadoria.
É preciso mudar o conceito antigo sobre comprar pela internet, pois, muita coisa mudou e ainda estão surgindo tecnologias que tornam as compras online ainda mais seguras. Ainda assim, é muito importante saber de quem está comprando, buscando conhecer o site, se a empresa é realmente legítima, porque fraudes acontecem, porém, hoje existem muitos meios para se evitar isso e também para recorrer em caso de algum problema, como abrir uma reclamação, as políticas de troca e devolução, entre outros.
Na aquisição de qualquer mercadoria, principalmente se vier de outro país, tudo deve ser considerado antes de efetuar a compra, como preço do produto, tempo de envio e se vale a pena retornar ou não, caso haja algum problema. Uma dica simples para quem deseja efetuar compras online é sempre olhar na descrição do produto, os comentários de outros compradores, pois, normalmente eles postam fotos e assim você pode analisar se é realmente o que você está buscando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.