Como reduzir custos através do regime aduaneiro especial drawback Redução de valores pelo regime especial aduaneiro drawback na China

Regime Aduaneiro Especial Drawback: Dicas de Economia

Como reduzir custos através do regime aduaneiro especial drawback

O Brasil é um país que tem leis firmes no que tange o processo de importação. Antes de qualquer coisa, é sempre necessário um estudo prévio sobre as taxas, os impostos e sobre os órgãos responsáveis pela fiscalização das mercadorias.

Sendo assim, pensando em você, que vamos falar um pouco sobre o Drawback. Pois bem, esse pode ser conceituado como um tipo de incentivo e benefício com a intenção de crescer o índice de exportações.

Esse Regime faz parte da norma brasileira, foi instaurado em 1966 e influencia diretamente na competitividade entre empresas e auxilia na ampliação do número de empresas brasileiras nos países estrangeiros.

É interessante citar também que entre os tributos eliminados, está o IPI que é o Imposto sobre os Produtos Industrializados. Dessa forma, torna mais viáveis os preços de todo o processo incluindo a produção e comercialização dos itens.

Apesar de todas essas qualidades, é imprescindível o entendimento quanto aos produtos que podem se beneficiar com o Drawback. Estão na lista todos os materiais que seguem no processo de industrialização, ou seja, os produtos precisam passar por processos que incluem a transformação, recondicionamento e a montagem, por exemplo.

O Drawback possui três categorias: A suspensão, isenção e restituição.

A suspensão, como o próprio nome diz, elimina a cobrança de impostos sobre a importação. Porém é importante ressaltar que a empresa precisa se responsabilizar pelo acordo, caso contrário, terá possíveis problemas e consequências da falta de compromisso. Um exemplo disso, a eliminação de outros benefícios que possam acontecer futuramente.

A isenção é utilizada quando os produtos já vieram anteriormente. Ou seja, foi realizada uma importação de insumos e quando houver a necessidade da reposição do estoque destes, há também a liberação dos impostos previamente necessários.

Por sua vez, a restituição  é o ressarcimentos dos impostos pagos caso não haja a necessidade ou o desejo de reposição de novos estoques de produtos. É um método pouco utilizado, porém pode ser realizado o pedido junto à Receita Federal do Brasil.

É de suma importância mencionar que no ano de 2010 houve a criação de um novo tipo de regime pelo governo brasileiro. Chamado de Drawback Integrado, ele é um pouco mais ampliado pois além de isentar as mercadorias importadas, essa função abrange os produtos que vieram do mercado brasileiro.

Ainda ficou confuso?

Não tem problema. Estamos aqui para ajudar você.

Nós do Destino China somos especialistas no ramo da importação e podemos oferecer todo o suporte que você precisa.

Oferecemos assessoria, suporte no envio de mercadorias, abertura de empresas e muito mais.

Fale conosco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima