Como é o Natal na China? Natal na China

Natal na China: Tradições, Costumes e Curiosidades

Como é o Natal na China?

 

Temos de lembrar que a China não é um país Cristão, ou seja, o Natal não será o mesmo com o qual estamos acostumados no Brasil. Temos também de lembrar que a China está no Hemisfério Norte e, portanto, em Dezembro o país está passando pelo Inverno.

Como é o Natal na China? Imagem de papai noel

A temperatura média no mês de Dezembro na China, mais precisamente em Pequim, está em torno de 0 graus Celsius e 5 graus negativos. E, assim como no Brasil, os chineses tem a noção de que o espirito natalino se perdeu ao longo dos anos.

Porém, como a China não tem a tradição da comemoração do Natal em seu calendário, algumas questões são diferentes no país. A grande maioria das escolas, faculdades ou empresas funcionam normalmente. Independente do dia da semana, em que for comemorado o Natal. Porém, nos últimos anos o comércio tem percebido que o Natal é uma grande oportunidade de vendas.

Como é o Natal na China? Palavra OhOhOh em placa reluzente

A decoração natalina do comércio na cidade de Pequim, é bem discreta. No máximo há uma Arvore de Natal na entrada da loja ou decoração natalina. E seguindo a lógica comercial da época de Natal. Até os estabelecimentos comerciais de origem europeia que atuam na China, tem uma decoração natalina bem discreta no mês de Dezembro.

Os produtos para o Natal ou com temática natalina também são escassos no comércio em geral. Apenas as marcas internacionais mais famosas tem propagandas natalinas mais visíveis. Mas, assim como em outras partes do mundo, o Natal na China e mais precisamente em Pequim não é apenas compras e comércio.

Porém, há chineses católicos e protestantes que comemoram o Natal, porém, o costume de decorar as casas é algo praticamente inexistente. E algo mais interessante ainda, na China, não há a tradicional figura do Bom Velhinho. Ou seja, no Natal chinês, não tem Papai Noel.

Quem entende um pouquinho sobre a China, sabe que a cor nacional é o vermelho e sendo assim, durante o Ano Novo Chinês que é o maior feriado do país, que acontece em Janeiro ou em Fevereiro e mais raramente em Março. Por coincidência o vermelho também é a cor do Natal, e muitas lojas deixam a decoração até por três ou quatro meses.

Como é o Natal na China? Papai noel com criança em evento de natal

Mesmo que os chineses não se importem com o Natal, a maioria deles sabem que o dia 25 de Dezembro é a comemoração dessa data. A maioria dos chineses desejam Feliz Natal aos estrangeiros que viajam ao país e também entre eles.

A globalização e o interesse na aproximação aos costumes ocidentais por parte dos chineses, levou a China a comemorar a data do Natal, dia 25 de Dezembro a pouco tempo. Mesmo que não exista a figura do Papai Noel, há uma versão chinesa que ganha o nome de Du Che Lao Ren.

A data do Natal passa a ser para os chineses algo muito importante para a economia chinesa. Pois, a troca de presentes, a decoração e as comidas típicas do Natal fazem com que a circulação monetária seja mais intensa. Mas, mesmo sem a tradição do Ocidente no quesito comemoração natalina, vale muito a pena conhecer essa festa nos grandes centros urbanos da China.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima