Como fazer a retirada no porto

A importação de produtos estrangeiros não uma simples compra: existe um longo processo constituído de várias etapas e uma delas é a retirada da mercadoria do porto.

Muitos compradores tem dúvidas de como funcionam os trâmites burocráticos, como por exemplo, o desembaraço aduaneiro entre outros procedimentos a serem realizados.

Lembrando que existem o transporte aéreo e o marítimo do qual estamos falando agora, mais especificamente, você vai saber como retirar a mercadoria em portos marítimos de qualquer lugar do Brasil.

Digamos que o importador queira comprar um produto da China, com alta demanda no mercado. Inicialmente ele irá buscar o fornecedor certo e após negociar e fazer o pedido, é pago 30% e depois 70%do valor da importação.

Em 45 dias a mercadoria chega no porto de Santos por exemplo. Quando o contêiner chega, é feito toda a logística de transportar os produtos do navio para um recinto específico onde será verificado a categoria de canal que seriam canal verde, vermelho, amarelo ou cinza.

Quando é sinal verde, a mercadoria foi liberada sem problema algum para ser retirada do porto. A próxima etapa é contratar um despachante aduaneiro, profissional que tem autonomia para fazer todo o processo.

O despachante aduaneiro vai apresentar perante a receita federal, toda a documentação necessária para liberação dos produtos. O importador deve passar ao despachante a autorização da retirada.

Com os impostos todos pagos e a autorização em mãos, o despachante apresenta esses documentos na portaria e agenda a retirada dos produtos pela transportadora contratada pelo importador.

Mas como contratar uma transportadora? É simples. Basta buscar no Google transportadoras para coleta de contêineres ou para coletas de carga dentro do porto. É muito importante fazer no mínimo 3 cotações com transportadoras para escolher a mais vantajosa e barata.

O importador não consegue fazer este processo por conta própria, somente profissionais credenciados que fazem parte do sistema aduaneiro é que tem autorização para fazer este serviço de liberação de mercadoria; aqui no caso, o despachante aduaneiro.

Outra questão importante, é fazer um seguro para mercadoria, pois avarias durante o transporte e até roubo de carga podem acontecer. É um processo relativamente simples sendo a reta final para enfim, ter os produtos entregues no destino final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?
Rolar para cima