Uma pessoa em uma scooter com uma mochila navegando pelas movimentadas ruas da China.

Guia de Peças de Scooter Elétrica na China: Dicas

Como Comprar Peças de Scooter Elétrica na China?

O tema de hoje surgiu da nossa série do Instagram, de perguntas e respostas, onde tem nascido ideias e temas para aprimorar ainda mais nosso conteúdo, baseado em nossas experiências.

Um cliente nos fez uma pergunta sobre scooter elétrica, então basicamente posso dizer que em se tratando de peças, hoje no mercado chinês, é preciso ter primeiramente o fornecedor. Se hoje não existe um fornecedor disponível na China para as peças que você precisa, o primeiro passo seria iniciar um processo de pesquisa e desenvolvimento para buscar atender essa demanda, ou até mesmo ampliar a busca por fornecedores que tenham, ou possam desenvolver o produto que você procura.
O fato é que isso leva tempo para levantar as informações, que muitas vezes não serão válidas, ou seja, você pode perder muito tempo acreditando que um fornecedor é bom, que ele tem a peça que você precisa, e no final ser tudo mentira, isso ainda acontece muito na internet.
Então você pode fazer por conta própria, todo o desenvolvimento e pesquisa, com uma equipe de profissionais que falem inglês e chinês ou terceirizar esse serviço com algumas empresas que fazem essa parte de pesquisa por você. Nós aqui, fazemos essas pesquisas para os nossos clientes que estão no Brasil, e querem desenvolver novos fornecedores.
Já com os fornecedores desenvolvidos, inicia-se a parte de negociação. Antes de tudo você precisa definir quais peças e a quantidade a serem negociadas, para assim determinar o preço. Geralmente os fornecedores enviam um catálogo dos produtos em formato digital, onde você pode montar o seu pedido.
A China hoje é o maior produtor de peças de scooters, bicicletas e motos elétricas no mundo. Quem já foi ou morou na China sabe como é, a maioria das pessoas, em qualquer cidade já teve uma moto elétrica, eu mesmo, já tive uma, aliás, a primeira coisa que fiz ao chegar na China em 2010, foi comprar uma. Hoje 11 anos depois, os chineses dominam esse mercado, que tem bastante competitividade dentro do comércio nacional chinês.
Nesse segmento, muitos fazem o famoso SKD, onde os componentes são comprados no exterior e a montagem é feita no país de destino. Tem alguns casos que levam essa produção para Manaus, fazendo a parte de montagem e depois faz a distribuição e venda dentro do mercado nacional.
Se você pretende iniciar nesse segmento, precisa entender que já existem pessoas com muita experiência e que você não conseguirá fazer um processo simples para entrar e concorrer nesse mercado. O desenvolvimento de qualquer negócio leva tempo, demanda muita pesquisa e conhecimento para conseguir levantar informações e chegar onde você deseja. Precisa ficar claro que não é na sua primeira importação que você terá sucesso, será necessário muito aprendizado, para assim definir se irá importar a scooter completa, se vai ser um SKD, ou apenas os componentes.
Então, se você deseja investir nisso, saiba que não tem muito mistério, é um produto legal, tem bastante segmento, basta você estudar muito para conhecer e dominar esse marcado. Acredite, desenvolva, faça um bom marketing e vá em frente!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima