Canal Vermelho na Importação Situação de canal vermelho para os importados

Canal Vermelho na Importação

Canal Vermelho na Importação

Para você entender o que é canal vermelho, você precisa conhecer sobre os canais de parametrização. Segundo a Siscomex, são canais de conferência aduaneira que seleciona as DI registradas.

Esse registro é realizado pelo despachante e enviado de acordo com as informações. Cada um desses canais seguem procedimentos específicos, são diferenciados em cores que indicam o tipo de conferência e determinam o período que cada importação ficará retido.

É importante conhecer o caminho de despacho da importação que se configura da seguinte forma:

  • É feito um registro da declaração de importação no Siscomex;
  • Ocorre a parametrização das DIs;
  • Passagem pela Receita Federal;

Existem quatro canais de conferência que são classificados como verde, amarelo , cinza e vermelho.

O canal verde indica que não há qualquer tipo de problema com a mercadoria. Não há necessidade de avaliação documental e muito menos física. Sendo assim, os produtos estão liberados com facilidade portando a BL original em mãos.

O canal amarelo será responsável pela análise documental da mercadoria e avaliar para ver se estão nos parâmetros do Regulamento Aduaneiro e Siscomex.

O canal cinza configura um procedimento em que é necessário caso haja suspeita de fraude. Nesse canal, há a análise física e documental e realizado todos os procedimentos especiais de controle aduaneiro.

E o canal vermelho?

Pois bem, este é o local onde serão feitas as avaliações físicas e documentais das mercadorias. Este canal está entre o amarelo e o cinza e significa que o profissional responsável fará a análise por meio da abertura do contêiner e haverá uma comparação com a mercadoria no transporte e as informações descritas no documento.

Caso a mercadoria seja enviada para os canais amarelo, vermelho ou cinza, é preciso que o importador apresente os documentos na alfândega para que sejam realizadas as análises. Somente depois da entrega dos documentos é que será feita a análise do despacho pela alfândega.

Para ficar livre dessa situação, esteja sempre atentos aos documentos necessários. Lembrando que, se a carga for destinada ao canal vermelho, o tempo de espera será um pouco maior.

Isso pode ser explicado pelo fato de que há um desequilíbrio entre a quantidade de cargas e o número de fiscais. Entretanto, fique sempre atento ao tempo no que se refere ao processo completo da importação,  incluindo essa possibilidade no cronograma e evitando eventuais surpresas.

Não esqueça que você pode se informar a respeito dos canais pelos quais foram direcionados às mercadorias. Para isso, utilize da função de acompanhamento da Siscomex.

Se ainda tem dúvidas a respeito desse tema e de qualquer outro referente a importações, entre em contato conosco, estaremos prontos para te atender. Nós do Destino China somos especializados nesse assunto e podemos facilitar a sua vida.

Fale conosco, estamos esperando por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.