Alibaba Brasil

Os preços das fábricas na China são os mesmos do Alibaba Brasil?

Os preços dos produtos vendidos diretamente das fábricas na China são os mesmos do Alibaba Brasil?

Recebi essa pergunta no canal do Youtube do Destino China e achei um bom tema para desenvolver aqui no blog. 

Será que os preços são os mesmos ou há diferença de preços? Se há, por quê? Respondo essas questões abaixo. Confira!

LINK DO VÍDEO

O Alibaba Brasil é um atravessador

A plataforma de venda de produtos da China do Alibaba Group é uma espécie de atravessador. É uma empresa que entra em contato com as fabricantes para promover os seus produtos e ganhar  margem de lucro em cima ao fechar uma venda para terceiro.

Normalmente, empresas atravessadoras compram os produtos das fábricas e anunciam na plataforma acrescendo 5%, 10% de margem de lucro. 

Por isso,  respondendo à pergunta, há diferença de preços entre os produtos fornecidos diretamente pelos fabricantes e os anunciados no Alibaba Brasil. 

Vale ainda destacar que existem fabricantes que anunciam produtos na plataforma. O comprador, no entanto, tem que saber como identificá-las (falo mais sobre o assunto em tópico abaixo).

Quanto maior volume, menor o preço

Outra questão que ajuda a explicar a diferença dos preços praticados por fábricas da China e os anunciados no Alibaba Brasil é o volume.

Na China, geralmente os produtos não estão prontos. Os chineses produzem conforme a demanda e a demanda determina o custo de produção. O preço de produção de 100 canetas diferirá da produção de 1000, 10 mil ou 100 mil. 

A diferença se explica porque eles preparam uma logística completa para fazer a produção do pedido. A demanda tem que realmente fazer a mobilização valer a pena. 

Quanto maior for volume do pedido, menor será o preço final por unidade. 

Por isso, o produto comprado direto da fabricante pode apresentar uma variação de preço, que pode ser menos ou mais compensatório em relação ao Alibaba Brasil.

Como descobrir quais são os fabricantes e as empresas atravessadoras?

 Para identificar a qualidade da empresa que está tratando, se é de fato uma fabricante ou um atravessador intermediando o processo de compra, é necessário fazer uma inspeção.

Contudo, por experiência própria, é melhor você contar com uma equipe especializada para te guiar nesse trabalho de inspeção, porque muitos atravessadores tentam se passar por fábricas montando estruturas de fachada. 

Já ocorreu comigo de marcar com o dono ou representante da empresa uma visita às instalações da fábrica, comparecer ao endereço, ser bem recebido e sair de lá confiante que encontrei o que queria. 

No entanto, ao marcar uma nova inspeção com outra empresa, descubro que ela me enviou para o mesmo endereço da primeira. 

Quem está falando a verdade?

Documentação e assessoria

Uma medida que entendo fundamental para esse trabalho de identificação é ir atrás de documentos, descobrir quem é o dono da empresa, pedir identidade, etc. Tudo que possa se verificar o status da empresa, o trabalho que realiza.

Mas considere o seguinte: tentar fazer isso sozinho, sem ter domínio do mandarim, sem conhecer a cultura e legislação local é um trabalho hercúleo e arriscado. Por isso é fundamental contar com uma boa equipe de suporte, uma assessoria especializada.

É melhor comprar direto de fábricas ou pelo Alibaba Brasil?

Tudo depende do volume que você pretende adquirir e de sua margem de lucro. Fábricas da China trabalham somente com pedidos grandes, algo que ultrapasse milhares de unidades. Pedidos pequenos de centenas não os interessam. 

Porém, comprar pelo Alibaba Brasil pode ser uma boa opção mesmo tendo que pagar o adicional do atravessador e da plataforma. É uma questão de avaliar se o custo final será competitivo e irá garantir margem de lucro satisfatória.

Você já conhece o trabalho do Destino China?

A Destino China é uma empresa voltada para empresas brasileiras com relações comerciais na China ou pretendendo ingressar no mercado chinês. Prestamos serviços de consultoria, assessoria para importação, exportação, inspeção, logística e muitos outros. Gostou deste conteúdo sobre diferença de preços entre fábricas da China e Alibaba Brasil? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima

Assine a nossa newsletter semanal.

Quer saber sobre importação?Contate-nos aqui

Prometo em enviar apenas coisas boas!

Ajudamos você a ganhar mais dinheiro importando direto da China com segurança.

Projetos Exclusivos

Novidades & Promoções

Basicamente, tudo que é interessante pra você.