Importação em 2020: ainda é vantajoso?

Importação em 2023: Análise de Vantagens e Desafios

A importação é um pouco parecida com a bolsa de valores: conforme os acontecimentos que influenciam mundialmente vão surgindo, ela também tem seus altos e baixos. Com a pandemia, é fato que as atividades de exportação e importação diminuíram e obviamente não se compara em lucratividade com os anos anteriores.
A importação sempre valerá a pena, isso porque a demanda no mercado por clientes comprando produtos sempre existirá. Para o pequeno importador que investia pouco capital e que agora queria turbinar sua importação, o período é crítico mas para a empresa que sempre importa em grandes quantidades, a desestabilização é pequena.
Certamente ninguém pode deixar de importar produtos da China pois consequentemente faltará produtos aqui no Brasil. É algo, podemos assim dizer, obrigatório. O Brasil precisa dos itens chineses para funcionar, não há uma mudança imediata para essa situação.
O objetivo de uma importação deve estar focado primeiramente na idéia de qual categoria de produtos e consumidores que o importador quer alcançar. Em seguida, deve ter um bom capital para investir. É muito promissor importar da China, principalmente para o comerciante que tem capital mais quer aumentar seu volume de vendas.
Digamos que o cliente tem uma loja de pet shop com site para divulgação de seus produtos e tem toda uma estrutura de divulgação, esquema de captação e volume de clientes já formado, a China é a ferramenta para aumentar os lucros.
Neste momento, a margem de lucro baixou. Há anos atrás, esta margem, com toda certeza, era maior pois a quantidade de pessoas trabalhando com exportação e importação era menor. Hoje em dia com a internet, é fácil acessar informações e com tantas pessoas importando, consequentemente a margem de lucro diminui.
Mas isso não quer dizer que esta margem não exista em sua importação. A tendência para o empreendedor que compra da China para revenda nos próximos anos é mais informação, gerando mais diminuição da margem de lucro.
A importação que vale a pena investir sempre será a de pessoa jurídica, ou seja, com empresa registrada. Isso porque importa em grandes quantidades, diluindo custos o que vai equilibrar o custo e benefício de todo o processo. Em 2020 a importação vai continuar existindo e quem investir nesse nicho, terá retorno.
Porém, importar através de CPF é algo sem sentido se o empreendedor pretende comprar para revender. É possível conseguir algum lucro, mas não que seja promissor. Se o importador deseja ter bastante lucro com produtos chineses, deve comprar em grande quantidade e a longo prazo.
Este é o segredo para quem tem uma margem boa para importar em 2020. Neste momento, por exemplo, o dólar varia entre 6 e 5, uma variação constante. É interessante monitorar o câmbio e investir quando o dólar estiver baixo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima