Todos os importadores já tiveram essa dúvida: como buscar os fornecedores? Além dessa dúvida, muitas outras relacionadas aos fornecedores também são muito comuns para quem já importa e principalmente para quem quer importar.
1.Visitar feiras de negócios na China e Ásia
A melhor maneira de buscar fornecedores na China ainda é visitando feiras de negócios do segmento, nessas feiras, você terá opções de fornecedores e até de novos produtos, já que os expositores costumam apresentar novidades, novos produtos e tecnologias. Isso irá expandir a sua visão em relação aos produtos que você comercializa hoje e agregar muito a sua empresa. Se você ainda não tem certeza de qual produto você quer importar, tem apenas ideias ou está pesquisando novos produtos, uma opção interessante é visitar a maior feira de negócios do mundo, a Feira de Cantão. A feira já é bem conhecida entre os profissionais que trabalham com importação e é a mais recomendada se você está buscando por novidades. Outra vantagem em ir até a China e buscar seu fornecedor diretamente numa feira é que você já terá a chance de ir pessoalmente conhecer a fábrica. E quando você visita a fábrica, você pode entender a sua capacidade de produção, verificar se possui um controle de qualidade in-loco e como este é feito, se ela conta com um show-room com novas opções de produtos, se possuem um departamento de pesquisa e desenvolvimento para desenvolver novas tecnologias, entre outros. Além, é claro, de melhorar o seu relacionamento comercial com o vendedor daquela fábrica!
2. Visitar feiras internacionais no Brasil
A segunda melhor maneira de buscar fornecedores na China é visitando feiras de negócios no Brasil. Atualmente, já existem diversas opções de feiras internacionais no país e as maiores já contam com o segmento “Área Chinesa” e “Área de Importados”, onde você pode buscar algumas empresas chinesas expondo seus produtos. Há duas razões que podem levar estas empresas a expor numa feira brasileira: a empresa pode estar recebendo patrocínio do Governo da China para pagar os custos da exposição, ou pode estar investindo nesta feira, em outro país, para angariar novos clientes. Imagine o contrário, que você esteja investindo numa feira em outro país para tentar captar clientes naquele mercado: você deseja se preparar, conhecer melhor o país, o seu modo de consumo e de distribuição. O mesmo funciona para as empresas chinesas expondo no Brasil, por isso, recomendamos dar uma maior atenção a elas. Mesmo que você tenha conhecido seu fornecedor no Brasil, não recomendamos que você tome nenhuma decisão sem verificar, se não por si próprio, por meio de uma auditoria presencial, a estrutura da empresa na China.
3. Usar a internet para buscar fornecedores
A terceira maneira de buscar fornecedores na China, que consideramos a menos eficiente das três, é através da internet. Sem dúvidas, a internet facilitou muito o contato entre os empresários brasileiros e os fornecedores chineses. É muito fácil apenas pesquisar por um produto em sites como os do Alibaba, Made in China, Global Sources ou diversas outras plataformas B2B que aproximam os dois lados. O maior problema em utilizar-se desses meios para buscar fornecedores é que algumas informações contidas nos perfis podem não ser reais. Por exemplo, existe a comercialização de “Contas Ouro” (Gold Supplier) em sites do Alibaba, em que empresas fazem trocas de contas mais antigas no site para dar mais credibilidade ao perfil. Além disso, algumas outras informações dos perfis podem não corresponder à realidade, como fotos falsas, número de funcionários, os próprios produtos nas vitrines das lojas, que podem sequer ser fabricados pela empresa e estarem lá somente para dar mais credibilidade ao perfil.
Ressaltamos que existem, sim, empresas confiáveis nas plataformas, mas é um risco que você pode correr ao utilizar a internet para buscar fornecedores na China. Se essa for a sua única opção, ainda assim é indicado pesquisar uma empresa de auditoria na China para reduzir os seus riscos antes de dar início a sua primeira compra.